terça-feira, 6 de março de 2012

O zero Absoluto



O zero absoluto.
A escala internacional para medida da temperatura é a escala absoluta ou escala Kelvin. Nessa escala, o zero absoluto é o limite mínimo de temperatura. Em outras palavras: é impossível atingir temperaturas menores que o zero absoluto. Seu nome é uma homenagem ao cientista inglês Lord Kelvin, que a propôs em 1948.
                O zero absoluto corresponde a – 273, 15 °C. Enquanto o zero da escala Celsius é baseado numa temperatura arbitrária, escolhida apenas porque é fácil de determinar, o significado do zero da escala absoluta está relacionado à teoria cinética dos gases. Embora essa temperatura nunca tenha sido alcançada,supõe-se que nela todas as substâncias estariam no estado sólido, não havendo o movimento e a agitação dos átomos.

Gás Ideal e Gás real.
                O gás ideal ou perfeito é um modelo teórico que se comporta conforme os postulados da teoria cinética dos gases e cujas variáveis de estado se relacionam de acordo com a equação de estado de um gás em quaisquer condições. Suas moléculas hipotéticas se comportariam como pontos móveis que não exercem nem sofrem atrações e tampouco ocupam lugar no espaço. É óbvio que moléculas assim não existem.
                Na prática, todos os gases conhecidos, chamados gases reais, apresentam comportamento com graus variados de desvio em relação ao de gás ideal. O comportamento de um gás real aproxima-se do de um ideal apenas quando submetido a altas temperaturas e baixas pressões.
                Em 1873, o holandês Johannes Diderick van der Walls desenvolveu estudos para descrição matemática do comportamento dos gases reais, mas, para a maioria das situações, podemos utilizar a equação de estado de um gás ideal, não esquecendo os limites de sua aplicação.


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre nossas postagens. Volte sempre!