terça-feira, 6 de março de 2012

Estudo do Gases.



Estudo dos Gases.

                Em seu estudo das reações entre gases, gay-Lussac estabeleceu, em 1808, a Lei Volumétrica dos gases. De acordo com ela à mesma pressão e temperatura, os volumes dos gases participantes de uma reação química mantêm entre si uma relação de números inteiros. Essa lei, porém entrava em contradição com os estudos de Dalton na mesma época. Para Dalton, em um gás, a distância entre duas partículas seria muito grande em relação ao seu tamanho; por isso, o volume ocupado pelo gás dependeria do número de partículas da amostra, e não do tamanho de cada partícula. Coube a outro químico contemporâneo de Dalton e de Gay-Lussac, o italiano Avogadro, a elaboração de uma explicação para os resultados obtidos por Gay-Lussac: quaisquer gases, ocupando o mesmo volume, nas mesmas condições de pressão e de temperatura, têm o mesmo número de moléculas. Essa hipótese se constitui, hoje, um princípio graças ao qual se pôde construir uma escala de massas relativas das moléculas.

Propriedades dos Gases.
·         São facilmente compressíveis.
·         Exercem pressão: quanto maior a quantidade de gás em um recipiente, maior a pressão exercida por ele.
·         Tendem a ocupar todo o espaço disponível; por isso, precisam ser armazenados em recipientes fechados.
·         Têm sua pressão aumentada quando aquecidos, caso o volume seja mantido constante.
·         Têm seu volume aumentado quando aquecidos, caso a pressão seja mantida constante.

Teoria Cinética de um gás.

·         As partículas de um gás estão em movimento constante e desordenado.
·         A velocidade média das partículas é influenciada pela temperatura: quanto maior a temperatura, maior a velocidade das partículas.
·         A distância entre as partículas de um gás é muito maior que o tamanho delas.
·         A força de atração entre as partículas gasosas é praticamente nula, por causa do intenso movimento que apresentam e da distância entre elas.
·         As partículas de um gás se movimentam em linha reta até se chocarem com outras partículas ou com as paredes do recipiente. Após a colisão, elas mudam de trajetória, mas continuam a se deslocar em linha reta.
·         Quando colidem entre si ou contra as paredes do recipiente, as partículas não ganham e nem perdem energia, ou seja, os choques são elásticos.

Postulados que explicam as propriedades dos gases.
·         Um gás exerce pressão por causa do choque de suas partículas contra as paredes do recipiente que o contém. A pressão é tanto maior quanto maior o número e a intensidade dessas colisões.
·         Um gás escapa do recipiente por causa do movimento de suas partículas.
·         Um gás é facilmente compressível porque a distância entre suas partículas é grande e qualquer pequeno esforço a que sejam submetidas pode aproximá-las.
·         A pressão de um gás encerrado em um recipiente aumenta com a elevação da temperatura, pois as moléculas passam a se movimentar mais rapidamente, provocando colisões contra as paredes do recipiente mais intensas e em maior número por unidade de tempo.
·         Quanto maior a quantidade de gás em um recipiente fechado, maior a pressão exercida pelo gás, porque o aumento do número de partículas provoca maior número de colisões por unidade de tempo contra as paredes do recipiente.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre nossas postagens. Volte sempre!