quinta-feira, 1 de março de 2012
Inicio »
GUIA DE PROFISSÕES
» Engenharia de Materiais
Engenharia de Materiais
Com a globalização da economia, o reaproveitamento e a transformação dos materiais se tornaram essenciais para a diminuição do custo final dos produtos, o que tem aquecido o mercado para o engenheiro de materiais.
O curso de Engenharia de Materiais é uma graduação voltada para a pesquisa de novos materiais e a busca de novos usos para os já existentes. Os materiais são a alavanca do progresso e a capacidade de conhecê-los e saber manipulá-los confere ao profissional desta área de grande importância na construção do progresso.
A criação e aperfeiçoamento de materiais advêm deste engenheiro. Ele realiza pesquisas, nas quais é possível aperfeiçoar as propriedades de materiais já existentes, como resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas ou mesmo estabelecer novas ligações que resultam em materiais inéditos. O estudo de novas aplicações para materiais já conhecidos é outra atividade do engenheiro de materiais.
As atividades diárias deste profissional passam por todo o processo de criação dos materiais, desde a seleção da matéria-prima e definição dos métodos à utilização do material. Tudo é responsabilidade deste engenheiro.
A Engenharia de Materiais é bem aceita no mercado de indústrias petroquímicas, siderúrgicas, automobilísticas e no desenvolvimento de tecnologias de reciclagem de plásticos. No ramo de fabricação de embalagens este engenheiro é requisitado para pesquisar e desenvolver materiais cerâmicos, criar novas ligas metálicas e polímeros, preparando compostos feitos de borracha, resinas, plástico e acrílico.
Existem oportunidades de emprego em todo o país. Em São Paulo e em São Carlos, onde existe um pólo de indústrias metalúrgicas, petroquímicas, de plásticos e cerâmica, o engenheiro de materiais encontra um vasto campo de trabalho. Em Santa Catarina, a segunda maior produtora de cerâmicas do mundo, este profissional pode desenvolver suas habilidades com os materiais.
No terceiro ano da graduação, o aluno precisa optar por uma especialização que pode ser em metais, cerâmicas ou polímeros. A partir deste momento, o curso toma o direcionamento das disciplinas relacionadas com a escolha feita. O aluno passa boa parte da carga horária em laboratório, onde é possível se familiarizar com as utilizações dos materiais.
As principais matérias vistas durante o curso são: Desenho e Tecnologia Mecânica, Ciência dos Materiais, Reologia, Termodinâmica dos Sólidos, Eletrotécnica, Resistência dos Materiais, Química, Física, Cálculo Numérico, Propriedades e Produtos Cerâmicos, Conformação Plástica, Tratamentos Térmicos, Síntese de Polímeros, Materiais Conjugados, Pesquisa em Materiais.
O curso tem duração de cinco anos e o salário médio inicial é de R$ 2.500.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe sua opinião sobre nossas postagens. Volte sempre!