sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


MEDICINA VETERINÁRIA

O Brasil é o segundo maior produtor de insumos para saúde animal do mundo. Os rendimentos neste setor cresceram, desde 1998, cerca de 240% e o faturamento de 2008 deve alcançar os R$ 3 bilhões. Este fortalecimento é causado principalmente pelo aumento das exportações de produtos veterinários e também do mercado para pets e animais de companhia.

Com números tão bons, só se pode dizer o quanto o mercado está aquecido para os profissionais formados em Medicina Veterinária. O segmento mais rentável tem sido o de produção e controle sanitário de animais de grande porte, como bois e vacas. O país é exportador de carne bovina e precisa intensificar a qualidade de seus produtos para competir no mercado internacional.

Além disso, o veterinário é responsável também pela fabricação de produtos de origem animal, pela prestação de assistência clínica e cirúrgica de todo tipo de animal e pela alimentação e reprodução de rebanhos.

Outra área importante da profissão é a atuação na pesquisa de vacinas e medicamentos contra doenças animais, como a raiva ou a febre aftosa. Suinocultura e avicultura também são setores de franca expansão no Brasil.

O veterinário vê na faculdade matérias como histologia e embriologia veterinária, anatomia dos animais, estatística aplicada, parasitologia veterinária, fisiologia veterinária, microbiologia veterinária, genética, imunologia veterinária, farmacologia animal, patologia veterinária, epidemiologia, política agrícola, clínica médica, zootecnia, doenças infecciosas, técnicas operatórias, reprodução animal, apicultura e agroecologia.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre nossas postagens. Volte sempre!