quinta-feira, 1 de março de 2012

Engenharia Química



Os processos químicos estão presentes em quase tudo que faz parte da nossa vida. A caneta que usamos para escrever, a tinta com a qual pintamos as paredes de casa, alguns alimentos que ingerimos ou medicamentos que tomamos, todos são resultados de processos químicos que transformaram matérias-primas em produtos úteis.
Nas fábricas e usinas onde são produzidos estes e muitos outros produtos, o profissional responsável pelo planejamento, projeto, gerenciamento e até mesmo controle de qualidade do produto final é o engenheiro químico. Essa é a área da engenharia voltada para a elaboração e o desenvolvimento de processos que envolvem transformações físico-químicas. Este profissional enfrenta desafios constantes, pois as transformações de matérias em produtos devem ser economicamente eficientes, preservando o meio ambiente e operando com segurança e confiabilidade.
Atividades
Entre as várias funções de um engenheiro químico dentro de uma fábrica estão:
- Desenvolvimento de produtos e equipamentos e gerenciamento da operação destes;
- Criação e otimização de técnicas de extração de matérias-primas (como derivados do petróleo, minérios e metais)
- Projeção e direção de obras de construção de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais (assim como o controle de projetos de instalação e expansão dessas indústrias).
Meio Ambiente
O engenheiro químico deve atuar em benefício do meio ambiente, desenvolvendo pesquisas de tecnologias mais eficientes e menos poluidoras e na aplicação de conhecimentos de desenvolvimento sustentável (nesse setor ele pode trabalhar, por exemplo, em fábricas de reciclagem ou de reaproveitamento de materiais). Além disso, com a atual situação do planeta, o futuro exige novas formas de se lidar com problemas como o efeito estufa e o aquecimento global e, uma delas, é a pesquisa de combustíveis renováveis, atividade feita pelo engenheiro químico.
Áreas de Atuação
Outras áreas de atuação deste profissional são as indústrias dos setores:
- Sucroalcooleiro (açúcar e álcool)
- Químico e petroquímico;
- Farmacêutico;
- Materiais de construção;
- Papel e Celulose;
- Alimentos e bebidas;
- Tintas e Perfumes;
- Cosméticos e Perfumes;
A engenharia química é uma área em evolução crescente e seu mercado de trabalho exige profissionais capacitados.
O Curso
A duração do curso é de cinco anos e, além das disciplinas básicas (química, física, matemática e biologia), o estudante entenderá melhor os processos físico-químicos e realizará análise de reações, com aulas práticas e teóricas.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre nossas postagens. Volte sempre!