quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Jornalismo



Capacita o profissional a pesquisar e expor nos meios de comunicação as informações obtidas que são de interesse público, esse redige e edita artigos, entrevistas, etc. O jornalista possui um bom senso crítico, domínio da língua portuguesa, excelente técnicas de redação e capacidade de expressão.

Mercado de Trabalho

O mercado vem se mantendo estável nos últimos anos, porém as expectativas são de que as ofertas de vagas no jornalismo da TV brasileira se aqueçam nos próximos anos. Isso se deve ao investimento maciço que as emissoras de TV vêem fazendo na montagem de suas equipes de telejornais. O profissional que fizer a preferência pela assessoria de impressa encontrará um mercado favorável. O mercado é bastante amplo na região sudeste e centro-oeste do país.
O salário inicial médio de um jornalista é cerca de R$ 1.600, com carga horária de 30 horas semanais (veja aqui o piso salarial por Estado). Muitos jornalistas trabalham em mais de um local para complementar a renda.
Apesar do diploma não ser mais obrigatório para o exercício da profissão, é raro encontrar alguma empresa que contrate o profissional sem diploma.

O Curso

A grade curricular do curso de jornalismo tem como disciplinas básicas cidadania e legislação, cultura brasileira, estudos da linguagem, história do jornalismo, oficina de textos, teoria da comunicação, teoria do jornalismo, informática aplicada, fotojornalismo, radiojornalismo, telejornalismo, ética em jornalismo, etc. Algumas instituições visam disciplinas voltadas ao trabalho na internet.

Duração média: 4 anos.

Área de Especialização

Assessoria de imprensa, edição, fotojornalismo, reportagem investigativa, web jornalismo, multimídia, etc.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre nossas postagens. Volte sempre!