quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cientistas mapeiam genoma de ácaro que ataca plantas.


Do G1, em São Paulo
Comente agora
Imagem do ácaro rajado no microscópio (Foto: Nature, Vladimir Zhurov, University of Western Ontario)Imagem do ácaro rajado no microscópio (Foto: Nature, Vladimir Zhurov, University of Western Ontario)

À esquerda, uma planta saudável; à direita, uma danificada pelo ácaro rajado (Foto: Richard Clark, University of Utah)À esquerda, uma planta saudável; à direita, uma
danificada pelo ácaro rajado
(Foto: Richard Clark, University of Utah)
O ácaro rajado tem menos de um milímetro, mas é uma praga perigosa. É o que os cientistas chamam de “praga cosmopolita”, pois ataca diversos tipos de planta – mais de 1,1 mil espécies diferentes. Suas prediletas são as folhas de tomate, pimenta, pepino, morango, milho, soja, maçã e uva, mas a lista de alvos inclui até plantas ornamentais.
Um estudo publicado na edição desta quinta-feira (24) da revista “Nature” mapeou o genoma desse artrópode e descobriu porque ele é uma ameaça tão grande para as plantas. Esse ácaro possui genes capazes de neutralizar toxinas, tanto as presentes nos pesticidas quanto as naturais, que as plantas produzem para defesa própria.
Richard Clark, pesquisador da Universidade de Utah e um dos principais autores, diz que a importância do estudo “está, em grande parte, em compreender como os animais comem plantas, com o objetivo em longo prazo de desenvolver maneiras eficazes de prevenir os danos causados por ácaros e insetos nas plantações”.
“Se conseguirmos identificar os caminhos biológicos que os ácaros usam para se alimentar de plantas, potencialmente conseguiremos identificar métodos químicos e biológicos para interromper esses caminhos e evitar que os ácaros ataquem as plantas”, explica o especialista.
O mapeamento do genoma do ácaro rajado também pode ser útil em outras linhas de pesquisa. Um exemplo é o uso da teia que ele produz, tão forte quanto a da aranha, mas bem mais fina. Na natureza, ela serve para proteger contra predadores. Para nós, pode se tornar útil na medicina, como um material biodegradável para suturas.
Com 90 milhões de “pares base” de letras de DNA, o genoma do ácaro rajado é o menor já seqüenciado em um artrópode. Segundo Clark, a maior parte possui algo na casa de 3 bilhões de “pares base”.http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/11/cientistas-mapeiam-genoma-de-acaro-que-ataca-plantas.html
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre nossas postagens. Volte sempre!