segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aula sobre Microscopia.


1ª ATIVIDADE DE BIOLOGIA – CONHECENDO O MICROSCÓPIO E OBSERVANDO CÉLULAS AO MICROSCÓPIO.
                Robert Hooke, estudioso inglês, foi o primeiro (em 1665) a observar células. Hooke observou cortes finos de cortiça, que se apresentavam ao microscópio com um aspecto similar a pequenos favos de mel empilhados.
A cada um destes favos Hooke já atribuiu a designação de célula.
                Cerca de dez anos mais tarde Leeuwenhoeck observou pequenos seres vivos, que designou por “protozoários”, aos quais mais tarde foi dada a designação de bactérias.
Microscópio Óptico.
ü  Serve para ampliar um objeto;
ü  Funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem;
ü  A iluminação é natural ou artificial;
ü  É formado por uma parte mecânica que suporta e permite controlar uma parte óptica que amplia as imagens.
Cuidados com o microscópio:
ü  Transpotá-lo com ambas as mãos, apoiando a base numa delas e segurando o braço com a outra;
ü  Ao colocá-lo sobre a mesa, mantê-lo a alguma distância da borda;
ü  Evitar molhá-lo ao usar preparações temporárias;
ü  As lentes são peças muito caras, deve-se tomar cuidado ao limpá-las. Para fazer isso, deve usar a flanela que normalmente acompanha o aparelho.

Objetivos:
Esta aula tem como objetivo ensinar os educandos a manusear um microscópio (óptico) comum. Para isso será fornecido um impresso contendo as partes mecânicas básicas a serem conhecidas, e o mecanismo de projeção e redirecionamento de luz dentro do aparelho, que permitem observar um corte de material biológico aumentado, no mínimo, 40 X. Também será apresentada a técnica básica de preparação de lâminas histológicas que servem para o estudo de preparados de cortes de material animal e vegetal.
ü  Conhecer o uso do microscópio em nosso dia-a-dia e sua importância no estudo de estruturas e seres microscópicos;
ü  Identificar a função de cada componente que forma o microscópio óptico;
ü  Utilizar o microscópio para observação de células vegetais coletadas pelos educandos.

PREPARAÇÃO DE LÂMINAS:
ATIVIDADES QUE DEVEM SER REALIZADAS DURANTE A AULA PRÁTICA.
Nesta aula serão fornecidas 2 lâminas para cada aluno:
1º letras de uma palavra.
2º cortes de raiz de cebola.
Você será instruído durante a aula a respeito do manuseio do microscópio para que possa focalizar cada lâmina de forma adequada. Quando você já estiver apto a focalizar cada uma das lâminas no aumento solicitado pela professora, deve observar os materiais e tentar responder as seguintes perguntas (lembre-se que estas perguntas não devem ser entregues, mas você pode ser questionado a respeito pela professora, que irá avaliar sua participação e desempenho nesta atividade.

1.     Que mudanças na ordem e posição das letras você observou na primeira lâmina?
2.     Como você explica estas mudanças? (use a mecânica e a formação da imagem no microscópio para responder esta questão).
3.     Baseado nas questões anteriores, como você interpreta a imagem da 2ª lâmina?
4.     Qual o significado da abreviatura M.O.C em microscopia?
5.     Um microscópio óptico comum não possui que peça?




Todos os seres vivos são formados por células e pelos seus produtos. Portanto, as células são as unidades morfológicas dos seres vivos.” Teoria Celular (Robert Hooke).
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