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quarta-feira, 7 de março de 2012



O que são bactérias Gram-positivas e Gram-negativas?
A forma das bactérias pode ser observada através de coloração de Gram que divide as bactérias em dois grupos: Gram-positivas e Gram-negativas, aproximadamente iguais em número e importância. A reação das bactérias à técnica de Gram expressa diferentes características, de modo especial no que diz respeito à composição química, estrutura, permeabilidade da parede celular, fisiologia, metabolismo e patogenicidade.
A parede da célula Gram-negativa é constituída por estruturas de múltiplas camadas bastante complexas, que não retêm o corante quando submetidas a solventes nos quais o corante é solúvel, sendo descoloradas e, quando acrescentados outros corantes, adquirem a nova coloração. Já a parede da célula Gram-positiva consiste de única camada que retém o corante aplicado, não adquirindo a coloração do segundo corante.
Nas bactérias Gram-negativas, a parede celular está composta por uma camada de peptidioglicano e três outros componentes que a envolvem externamente; lipoproteína, membrana externa e lipopolissacarídeo.
Entretanto, as paredes celulares das bactérias Gram-positiva e Gram-negativa são diferentes. A parede celular da bactéria Gram-positiva é espessa, 10 a 50?m, chegando até a 80?m e a da Gram-negativa é menos espessa, 7,5 a 10?M. A membrana citoplasmática adere fortemente ao componente interno da célula bacteriana. A parede celular da bactéria Gram-positiva é única e consiste de uma camada espessa, composta quase que completamente por peptídioglicano, responsável pela manutenção da célula e sua rigidez. As múltiplas camadas de peptidioglicano (15 a 50? m) das bactérias Gram-positivas constituem uma estrutura extremamente forte em tensão, enquanto que nas Gram-negativas o peptidioglicano é apenas uma camada espessa e, conseqüentemente, frágil.
Como fatores de ataque ou agressão, as células Gram-positivas e Gram-negativas caracterizam-se por graus diferentes de virulência. As bactérias Gram-negativas são constituídas por uma endotoxina, o LPS, que lhes confere a propriedade de patogenicidade, enquanto nas bactérias Gram-positivas a exotoxina, composta pelo ácido lipoteicoico, tem como característica principal a aderência.
Como característica específica da célula bacteriana, ao se comparar com a célula humana, observa-se a parede celular que, em conjunto com a membrana citoplasmática, forma o envelope celular das bactérias.
O envelope celular das bactérias Gram-negativas quimicamente consiste de 20 a 25% de fosfolipídios e 45 a 50% de proteínas, sendo os 30% restantes de uma lipoproteína, o lipopolissacarídeo.

terça-feira, 6 de março de 2012

Questões sobre Vírus


Questões

1. Os vírus se distinguem de outros seres vivos porque
a) são parasitas intracelulares
b) têm células procarióticas
c) não têm proteína em sua constituição
d) são acelulares

2. O material genético de um vírus é
a) sempre DNA
b) sempre RNA
c) sempre DNA e RNA
d) DNA ou RNA

Considere as alternativas a seguir para responder às questões de 3 a 7.
a) Bacteriófago
b) Capsídio
c) Envelope viral
d) Infecção viral
e) Vírion
3. Como se denomina  invasão da célula viva por um vírus e sua subsequente multiplicação?
4. Qual é a denominação dos vírus cujos hospedeiros são bactérias?
5. Como se denomina o envoltório protéico que protege o material genético dos vírus?
6. Como se chama a partícula viral livre, fora de células vivas?
7. Qual é o nome do envoltório externo lipoprotéico apresentados por vírus como os da gripe?

01. (FATEC) Qual é agente etiológico da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)?
                                                             
03. Qual é o material genético do vírus da imunodeficiência humana?
                                
04. O HIV é uma célula? Justifique.

05. Por que o HIV é denominado retrovírus?
                                                 
09. (UNICAMP) AIDS é uma doença que, sem dúvida, ameaça a humanidade. As tentativas para o desenvolvimento de uma vacina têm sido infrutíferas. Explique, do ponto de vista genético, qual a causa desse insucesso.
10. Em relação à AIDS, assinale a alternativa falsa:
a) Ao contrário do que muitos pensam, o HIV tem a capacidade de penetrar através das mucosas, mesmo quando estão intactas.
b) Das mucosas, a retal é uma que pequena resistência oferece ao HIV, explicando os altos índices de AIDS entre os homossexuais.   
c) As mulheres que praticam relações anais, desprotegidas, devem ser consideradas como "grupo de risco".
d) O elevado número de parceiros sexuais contribui muito na disseminação do vírus.     
e) O HIV insere seu DNA nas células infectadas. Nessa situação intranuclear, fica "desprotegido" da ação do sistema imunológico humano. 

11. A palavra vírus origina-se do latim e significa “veneno” ou “fluído venenoso”. Por esse nome já podemos perceber que os vírus não são seres bem-vindos, e o motivo é justo, pois são agentes infectantes de células vivas e causadores de doenças; parasitam células de animais, plantas e também são capazes de atacar até células bacterianas.
Sobre os vírus, escreva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Assim como os demais seres vivos, cada vírus é constituído, dentro de sua cápsula protéica, pelo DNA e pelo RNA.
(   ) Por serem indivíduos unicelulares eucariontes, os vírus são enquadrados dentro do Reino Monera.
(   ) Embora simples em estrutura, os vírus realizam seu metabolismo, dependendo da célula hospedada apenas para o processo reprodutivo.
(   ) Afirma-se que os vírus venham a ser os primeiros seres vivos da Terra.

12. A gripe (influenza) é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza, transmissível de uma pessoa para outra por via respiratória. A gripe ocorre em todos os países do mundo e, há pelo menos 400 anos, o vírus influenza vem causando epidemias a cada 2-3 anos e, eventualmente, pandemias (epidemias que afetam um grande número de países). As pessoas idosas e as portadoras de doenças crônicas que desenvolvem gripe têm maior risco de complicações como a pneumonia bacteriana, o que pode tornar necessária a internação hospitalar. A vacina contra a gripe reduz o risco de adoecimento causado pelo vírus influenza e, em razão disto, o de complicações bacterianas.

O texto acima se refere ao agente causador da gripe, o vírus. Sobre estes agentes, escreva V nas afirmações corretas e com F nas falsas. Justifique a(s) falsa(s).

(   ) Por serem indivíduos unicelulares procarióticos, os vírus são enquadrados dentro do Reino Monera.
(   ) Pelo fato de apresentarem metabolismo próprio, os vírus não necessitam de outra célula para se reproduzirem.
(   ) Assim como os demais seres vivos, os vírus são constituídos por material genético — DNA ou RNA.
(   ) Considerando a simplicidade de sua estrutura, acredita-se que os vírus venham a ser os primeiros seres vivos da Terra.
Justificativa:
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Estudo do Gases.



Estudo dos Gases.

                Em seu estudo das reações entre gases, gay-Lussac estabeleceu, em 1808, a Lei Volumétrica dos gases. De acordo com ela à mesma pressão e temperatura, os volumes dos gases participantes de uma reação química mantêm entre si uma relação de números inteiros. Essa lei, porém entrava em contradição com os estudos de Dalton na mesma época. Para Dalton, em um gás, a distância entre duas partículas seria muito grande em relação ao seu tamanho; por isso, o volume ocupado pelo gás dependeria do número de partículas da amostra, e não do tamanho de cada partícula. Coube a outro químico contemporâneo de Dalton e de Gay-Lussac, o italiano Avogadro, a elaboração de uma explicação para os resultados obtidos por Gay-Lussac: quaisquer gases, ocupando o mesmo volume, nas mesmas condições de pressão e de temperatura, têm o mesmo número de moléculas. Essa hipótese se constitui, hoje, um princípio graças ao qual se pôde construir uma escala de massas relativas das moléculas.

Propriedades dos Gases.
·         São facilmente compressíveis.
·         Exercem pressão: quanto maior a quantidade de gás em um recipiente, maior a pressão exercida por ele.
·         Tendem a ocupar todo o espaço disponível; por isso, precisam ser armazenados em recipientes fechados.
·         Têm sua pressão aumentada quando aquecidos, caso o volume seja mantido constante.
·         Têm seu volume aumentado quando aquecidos, caso a pressão seja mantida constante.

Teoria Cinética de um gás.

·         As partículas de um gás estão em movimento constante e desordenado.
·         A velocidade média das partículas é influenciada pela temperatura: quanto maior a temperatura, maior a velocidade das partículas.
·         A distância entre as partículas de um gás é muito maior que o tamanho delas.
·         A força de atração entre as partículas gasosas é praticamente nula, por causa do intenso movimento que apresentam e da distância entre elas.
·         As partículas de um gás se movimentam em linha reta até se chocarem com outras partículas ou com as paredes do recipiente. Após a colisão, elas mudam de trajetória, mas continuam a se deslocar em linha reta.
·         Quando colidem entre si ou contra as paredes do recipiente, as partículas não ganham e nem perdem energia, ou seja, os choques são elásticos.

Postulados que explicam as propriedades dos gases.
·         Um gás exerce pressão por causa do choque de suas partículas contra as paredes do recipiente que o contém. A pressão é tanto maior quanto maior o número e a intensidade dessas colisões.
·         Um gás escapa do recipiente por causa do movimento de suas partículas.
·         Um gás é facilmente compressível porque a distância entre suas partículas é grande e qualquer pequeno esforço a que sejam submetidas pode aproximá-las.
·         A pressão de um gás encerrado em um recipiente aumenta com a elevação da temperatura, pois as moléculas passam a se movimentar mais rapidamente, provocando colisões contra as paredes do recipiente mais intensas e em maior número por unidade de tempo.
·         Quanto maior a quantidade de gás em um recipiente fechado, maior a pressão exercida pelo gás, porque o aumento do número de partículas provoca maior número de colisões por unidade de tempo contra as paredes do recipiente.

O zero Absoluto



O zero absoluto.
A escala internacional para medida da temperatura é a escala absoluta ou escala Kelvin. Nessa escala, o zero absoluto é o limite mínimo de temperatura. Em outras palavras: é impossível atingir temperaturas menores que o zero absoluto. Seu nome é uma homenagem ao cientista inglês Lord Kelvin, que a propôs em 1948.
                O zero absoluto corresponde a – 273, 15 °C. Enquanto o zero da escala Celsius é baseado numa temperatura arbitrária, escolhida apenas porque é fácil de determinar, o significado do zero da escala absoluta está relacionado à teoria cinética dos gases. Embora essa temperatura nunca tenha sido alcançada,supõe-se que nela todas as substâncias estariam no estado sólido, não havendo o movimento e a agitação dos átomos.

Gás Ideal e Gás real.
                O gás ideal ou perfeito é um modelo teórico que se comporta conforme os postulados da teoria cinética dos gases e cujas variáveis de estado se relacionam de acordo com a equação de estado de um gás em quaisquer condições. Suas moléculas hipotéticas se comportariam como pontos móveis que não exercem nem sofrem atrações e tampouco ocupam lugar no espaço. É óbvio que moléculas assim não existem.
                Na prática, todos os gases conhecidos, chamados gases reais, apresentam comportamento com graus variados de desvio em relação ao de gás ideal. O comportamento de um gás real aproxima-se do de um ideal apenas quando submetido a altas temperaturas e baixas pressões.
                Em 1873, o holandês Johannes Diderick van der Walls desenvolveu estudos para descrição matemática do comportamento dos gases reais, mas, para a maioria das situações, podemos utilizar a equação de estado de um gás ideal, não esquecendo os limites de sua aplicação.


domingo, 4 de março de 2012

Vida nos recifes de Fiji Parte dos corais que rodeiam o arquipélago de Fiji se recupera, depois de sofrer com o aquecimento global.



Os recifes de Fiji são duros na queda. Especialistas em recuperar-se de agressões, são o campo de estudo ideal para os cientistas que se esforçam para entender o catastrófico declínio dos hábitats coralinos da Terra. Embora ciclones, doenças, predadores e erupções vulcânicas danifiquem os recifes, os corais geralmente se recobram desses golpes. Mas a atmosfera impregnada de dióxido de carbono e a conseqüente elevação das temperaturas oceânicas podem acabar com essa capacidade de recuperação dos corais.
Quando a água se aquece, eles expelem as algas simbióticas que fornecem nutrientes e cor e passam a sofrer um tipo de branqueamento. Alguns cientistas supõem que esse branqueamento tenha surgido para ajudar os corais a se adaptarem às mudanças de temperatura, trocando as algas simbióticas por outras mais resistentes ao calor. Mas, com as elevações da temperatura global, os corais estão chegando ao máximo de sua tolerância ao calor. Em Fiji, eles resistem em águas com temperaturas até 30ºC. Acima disso, não suportam.
Lá, eles sofreram fortes agressões em 2001 e 2002, com aumentos de temperatura da água que levaram a um branqueamento generalizado. Como biólogo marinho, fui a Fiji estudar as condições dos recifes após as ondas de calor. Encontramos grandes diferenças entre os vários trechos. Alguns corais perderam suas algas e morreram de fome, restando apenas seus enormes esqueletos de calcário. Mas, em locais onde os corais-chifre-de-alce e outros corais duros haviam branqueado, surgiu vida nova. Vimos jardins de corais brotando em campos de rochas nuas, peixes tropicais multicoloridos apinhados em novas pastagens e alguns recifes que escaparam ao branqueamento. Peixes de grande porte nadavam por perto – tubarões, garoupas, arraias-jamanta, todos indicadores de um ambiente saudável.
Fiji é como um paciente com aids que sobreviveu, e a saúde dos recifes do planeta pode depender de descobrirmos por quê. Estimula-se a criação de áreas de proteção ao redor de alguns dos recifes, onde os cientistas possam buscar as respostas que ajudarão a garantir que os branqueamentos não sejam agravados por resíduos industriais, pesca predatória e multidões de turistas. Em última análise, a morte ou a renovação podem depender da capacidade humana para reverter o aquecimento global.
Colagem de corais moles
A árvore rosa inflada no estreito de Somosomo é, na verdade, um coral mole estendendo seus pólipos para alimentar-se do zooplâncton que flui pelas correntes. Ali no meio, um jovem bodião aguarda para participar do banquete. Quando ameaçado por intempéries ou predadores, o coral desinfla e assume a forma de bolas espinhentas. Muitas criaturas adaptaram-se para viver nestes corais, em busca de alimento e esconderijo em meio a seus ramos. Entre elas estão o caranguejo-aranha rosa e também o peixe-flauta-arlequim – que quase somem ao abrigo dos hospedeiros. As profundezas do canal Vatu-i-Ra revelam dezenas de peixes sobre um tapete de corais moles e um coral duro com algas. Os corais molesDendronephthya, típicos de Fiji, não abrigam algas simbióticas, por isso não são vulneráveis ao branqueamento. Ao contrário de corais duros formadores de recifes, que necessitam da luz solar nos baixios, os moles, como o Dendronephthya, podem viver em várias profundidades, decorando quebra-mares e saliências com cores vivas.
Camadas da vida
Minúsculas criaturas encontram refúgio como habitantes da pele viva do recife. Quase transparente, esta pequena espécie de peixe-cabrinha descansa sobre a superfície do coral enquanto dois camarões amarelos parecem quase idênticos ao coral que lhes dá alimento e proteção. À noite, um pequenino camarão, talvez uma nova espécie da subfamília Pontoniinae, alimenta-se de muco do coral. Corais duros, basicamente minúsculas anêmonas com um esqueleto comum, ferroam ao ser tocados, como as anêmonas maiores. Mesmo assim, legiões de pequenos peixes e camarões evoluíram para viver entre os seus tentáculos, evitando os predadores graças à semelhança com seus hospedeiros.
Adotando estratégia diferente, um trio de camarão-imperador acomoda-se sobre um pepino-do-mar-leopardo. Eles cuidam da limpeza comendo a sujeira da pele de seu hospedeiro. Além de alimento, o pepino-do-mar oferece defesa (quando perturbado, expele dejetos tóxicos) e um local de encontro, onde os camarões podem conhecer potenciais parceiros para acasalamento.
Tudo por comida
Com ar de poucos amigos, uma garoupa-pintada passa veloz pelo humano intruso em seu território de caça. A predação é constante nos recifes de Fiji, onde conseguir alimento pode ser tarefa árdua. Um peixe-papagaio usa os dentes fundidos que formam seu bico e os dentes trituradores na garganta para escavar a rocha em busca de nutrientes das algas que perfuram e revestem o coral. (Isso pode impedir que o coral seja sufocado por excesso de algas, mas, se elas forem consumidas em excesso, os corais podem perecer.) As cavalinhas abrem sua boca e nadam como peneiras vivas, colhendo minúsculos crustáceos. O sarapintado cangulo-palhaço, à procura de invertebrados, esconde um xaréu comum, que salta da camuflagem para agarrar as presas que não temem o inofensivo cangulo.
Algumas espécies de peixe têm cores únicas em Fiji. A análise de DNA nos ajudará a descobrir se são espécimes distintos com cores adaptadas para auxiliar em sua sobrevivência – conhecimento que poderá ser fundamental à conservação.

sábado, 3 de março de 2012


Descoberto super anticorpo ataca todos os tipos de virus da gripe


Cientistas do Reino Unido e da Suiça anunciaram a descoberta de um super anticorpo, capaz de levar a uma vacina contra todos os tipos de vírus da gripe A, gripe suína, que causam doenças em humanos e animais. É o FI6.
Identificado em um paciente humano ele neutraliza dois grupos principais de vírus da gripe A.
Embora esse seja um passo inicial, é um dos mais importantes para desenvolver uma vacina universal contra a gripe.
Atualmente, os fabricantes de vacina tem que mudar as formulações de suas injeções contra a gripe todos os anos, para se certificar de que elas protegem contra as cepas do vírus em circulação, que mudam.
No estudo, publicado na revista Science, os pesquisadores explicam que, quando alguém é infectado com o vírus da gripe, os seus anticorpos têm como alvo a proteína hemaglutinina do vírus. Como essa proteína evolui rapidamente, existem atualmente 16 diferentes subtipos da gripe A, que formam dois grupos principais.
Os seres humanos costumam produzir anticorpos para um subtipo específico, e novas vacinas são feitas a cada ano para coincidir com estas cepas.
Quando os cientistas identificaram o FI6, o injetaram em camundongos e furões e descobriram que o anticorpo protegeu os animais contra a infecção causada pelos dois grandes grupos de vírus da gripe A.
O F16 é o primeiro e único anticorpo que tem como alvo todos os subtipos conhecidos do vírus da gripe A, portanto representa uma importante opção de tratamento

Dois tipos sanguíneos raros.


Langereis e Júnior
Você provavelmente conhece seu tipo de sangue: A, B, AB ou O. Você pode até saber o seu fator Rhesus, ou seja, se você é Rh positivo ou negativo.
Mas e o seu tipo de sangue Langereis? Ou o tipo de sangue Júnior? É positivo ou negativo?
Não se preocupe: a maioria das pessoas nunca ouviu falar deles.
No entanto, esse conhecimento pode ser "uma questão de vida ou morte", diz Bryan Ballif, biólogo da Universidade da Vermont (EUA).
Tipo de sangue japonês
Embora os problemas de transfusão de sangue devido aos tipos sanguíneos Langereis e Júnior sejam raros em todo o mundo, várias populações étnicas estão em maior risco, destaca Ballif.
"Acredita-se que mais de 50.000 japoneses sejam Júnior negativo e podem ter problemas de transfusão de sangue ou de incompatibilidade mãe-feto," escreve ele.
Mas a base molecular destes dois tipos de sangue permanecia um mistério - até agora.
Ballif e seus colegas acabam de divulgar a descoberta de duas proteínas nos glóbulos vermelhas do sangue responsáveis por esses tipos menos conhecidos de sangue.
Resistência ao câncer
Foram identificadas duas moléculas que são proteínas especializadas de transporte, chamadas ABCB6 e ABCG2.
As últimas proteínas para esses grupos sanguíneos raros foram descobertas quase uma década atrás, conta Ballif, "por isso é bastante notável termos identificado duas apenas neste ano."
Ambas as proteínas agora identificadas estão também associadas com a resistência a drogas anti-cancerígenas, de modo que os resultados podem também ter implicações para o tratamento sobretudo do câncer de mama.
Tipos de sangue
Além do tipo sanguíneo ABO e do tipo Rh, a Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue reconhece vinte e oito tipos de sangue adicionais, com nomes como Duffy, Kidd, Diego e Luterano.
Mas os tipos Langereis e Júnior não estão nesta lista.
Embora os antígenos para os tipos de sangue Júnior e Langereis (ou Lan) tenham sido identificados décadas atrás em mulheres grávidas com dificuldades para ter bebês com tipos sanguíneos incompatíveis, a base genética desses antígenos era desconhecida até agora.
Assim, "muito poucas pessoas sabem se são Langereis ou Júnior positivo ou negativo," diz Ballif.
"A transfusão de sangue para indivíduos com um anticorpo anti-Lan é altamente desafiadora," escreve a equipe de Ballif na revista Nature Genetics, "em parte devido à escassez de doadores compatíveis, mas principalmente por causa da falta de reagentes confiáveis para a triagem do sangue."
Doadores de sangue Júnior-negativos são extremamente raros também.
Exames de rotina
Isso pode mudar em breve.
Com os resultados deste novo estudo, os profissionais de saúde vão agora poder fazer exames mais rapidamente e com maior confiabilidade para estes tipos sanguíneos.
"Agora que conhecemos essas proteínas, isso irá se tornar um teste de rotina", concluem os pesquisadores.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Dicas para o ano do vestibular



Está no ano do vestibular? Pensa que está na verdadeira hora do espanto? Calma, calma, aqui vão algumas dicas para você administrar o seu 3º ano e conseguir sua vaga na faculdade.

Mil e uma atividades
Se você é uma pessoa dinâmica, que faz mil atividades semanais, chegou a hora de decidir o que vai parar e o que vai continuar. Não é necessário abandonar todas as suas atividades de lazer ou cultura, é preciso apenas organizar o seu horário e priorizar o que é mais importante. Você pode, por exemplo, continuar com o curso de línguas, pois esse tipo de conhecimento é muito útil nos vestibulares. Mas as aulas de guitarra, as viagens e os finais de semana agitados devem ser repensados. Isso não quer dizer abandonar os seus programas favoritos, mas sim adiá-los até o próximo ano quando, se tudo der certo, você vai estar na faculdade, e terá tempo livre para retomar sua rotina.

Organograma
Quem pretende conseguir uma vaga em uma faculdade e para isso vai enfrentar um vestibular super concorrido deve começar desde cedo a organizar seus horários. É aquela coisa chata, mas muito eficiente: Horário de acordar, de dormir, de comer, de se divertir (o que é essencial) e, principalmente, de estudar. Sua rotina deve ser controlada para que tudo funcione na dosagem certa. Isso porque nada em excesso é bom, nem mesmo estudar demasiadamente. Além das horas diárias de aula do colégio ou do cursinho, o recomendado é mais 3 ou 4 horas de estudo durante o período que estiver em casa. Se preferir, procure uma biblioteca próxima ou até mesmo na escola, para evitar a tentação de assistir TV, acessar a internet ou até mesmo dar um cochilo na hora programada para o estudo. Depois, você pode sair com os amigos, continuar alguma atividade de lazer e até namorar. Mas não esqueça, vá dormir cedo (nada de estudar de madrugada), pois o sono e o cansaço mental dificultam a aprendizagem. Não pense que tomando energéticos ou estimulantes conseguirá ficar concentrado, eles só farão mal à sua saúde.

Explorando as dificuldades
Você tem muita dificuldade em uma matéria essencial? Não se preocupe, isso é muito comum. Por mais que o “gênio” da sua sala pareça entender de tudo, pode apostar que ele não nasceu sabendo, mas sim, se esforçou o suficiente para aprender. O que fazer? Nada de fugir da matemática só porque tem dificuldades. O correto é fazer o contrário, dedicar mais atenção às matérias que você não domina bem já que, subentende-se que você tem facilidade com as outras e pode dedicar menos tempo a elas. Mas atenção, menos tempo não quer dizer nenhum tempo! O ideal é organizar seu horário de estudo de forma a nunca deixar nenhuma matéria de lado, especialmente as mais difíceis. Outra dica importante é nunca levar dúvidas para casa. Extraia o máximo de conhecimento de seus professores e, mesmo que continue com dificuldades, procure-o fora do horário de aula para saná-las.

Pratique
Faça simulados, resolva provas antigas (as universidades costumam aproveitar algumas questões de suas provas anteriores para os vestibulares atuais, modificando apenas alguns detalhes), vá à aulões especiais e seja treineiro. Quanto mais provas você fizer, mais fácil ficará na hora de encarar o vestibular pra valer, você já estará familiarizado com o horário da prova, com os procedimentos comuns e com a sua própria ansiedade. Além disso, fazer a prova do vestibular da faculdade em que você pretende estudar como treineiro ajuda a conhecer o tipo de prova da instituição e diminui o nervosismo quando chegar a hora do vestibular pra valer.

Leia muito
Torne a leitura um hábito cotidiano, se já não for. Nessa época é que você deve estar mais informado, pois as provas de vestibular costumam ser contextualizadas com os assuntos do ano, principalmente no que diz respeito ao tema da redação. Leia jornais, revistas, sites de notícia ou artigos, e assista a telejornais de diferentes canais da TV. Isso porque cada meio de comunicação tem uma linha editorial, ou seja, assistindo e lendo a jornais de diferentes empresas você terá acesso às argumentações opostas e diferenciadas, o que facilita a compreensão dos fatos. Se você tem um blog comece a escrever sobre os temas polêmicos da semana, e se não tem, faça-o em seus cadernos mesmo. A prática da escrita (que depende de uma leitura constante) o ajudará a enfrentar a redação do vestibular com mais tranqüilidade. Aponte argumentos, faça listas de prós e contras e coloque a cabeça para funcionar, em uma dessas você pode até dar a sorte de escrever sobre o tema da redação antes mesmo do vestibular.

Novas práticas
Essas são algumas práticas que você pode inserir em sua rotina durante todo o ano pré-vestibular. Preparando-se durante o ano você tem mais chances de passar no vestibular do que dedicando os meses de véspera da prova a recuperar o tempo perdido. Não deixe suas matérias se acumularem, anote suas dúvidas e tente resolvê-las e, acima de tudo, não deixe de viver sua vida, conviver com os amigos e namorar. Afinal, a convivência social é fundamental para a construção de sua personalidade e de suas opiniões.

Alimentação



Com tanta coisa pra estudar, aprender, ler e reler quem está em ano pré-vestibular às vezes esquece até de comer direito. E como “saco vazio não pára em pé”, sem comida nada funciona em nosso organismo, principalmente a cabeça, certo? Só que se entupindo de fast food, salgadinhos, doces e refrigerantes você só detona o seu organismo e atrapalha seu rendimento mental (já que este depende de um bom funcionamento do corpo). Então, é preciso aprender a comer direito. E isso não vale só para a véspera da prova de vestibular, é essencial que todos adotem uma dieta alimentar saudável que, com certeza, só irá contribuir para aproveitar melhor o dia, ter mais disposição e evitar doenças.

Mudança de hábitos
Mudando alguns hábitos alimentares é possível melhorar o desempenho escolar, aumentar a disposição e a concentração, além de aproveitar os benefícios adquiridos pela ingestão de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas (como uma boa memória, sono tranqüilo e aumento da imunidade).
Não é preciso que você mude toda a sua rotina alimentar de um dia para o outro (seu organismo tem de ser acostumado aos poucos), mas veja algumas ações que você pode, aos poucos, adotar como hábitos:
- Faça pelo menos cinco refeições por dia (comer de 3 em 3 horas intercalando as refeições principais com frutas ou lanches leves);
- Beba bastante líquido. No mínimo 1,5 litro ou 8 copos de água, suco de frutas ou água de côco por dia, para manter o organismo hidratado;
- Evite o consumo excessivo de café, mate e guaraná natural, ricos em cafeína (principalmente os mais ansiosos). Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia;
- Cuidado para não se viciar em produtos estimulantes e energéticos (muitos bebem para atravessar a noite estudando), pois eles prejudicam o organismo e pioram o quadro de ansiedade;
- A má alimentação não fornece energia necessária para a maratona de estudos e pode baixar o sistema imunológico deixando o estudante suscetível a doenças ocasionais como gripes e resfriados;
- Mantenha um espaço curto entre as refeições para evitar a hiperglicemia baixa (queda na taxa de glicose) que pode causar tontura, suor frio e raciocínio lento. Evite longos períodos de jejum.
- Melhor fonte de energia é o carboidrato, presente em grande quantidade em massas e pães, ele é o principal combustível para o cérebro, mantendo a força física e mental do organismo.
- Complexo B presente em produtos integrais e cereais também é um ótimo estimulante para o cérebro (barrinhas de cereais e granola).
- Minerais e ácidos graxos presentes em nozes, castanhas, atum e salmão ajudam a manter a memória e a concentração saudáveis.
- As frutas, que possuem em abundância vitaminas e minerais, ajudam a manter a força física e mental.
Alimentação saudável

A alimentação saudável é indispensável principalmente na véspera e no dia da realização de uma prova de vestibular. É importante que seu organismo não receba nada que o force ou o agrida, pois este será um dia de muita ansiedade, o que já o deixará prejudicado. Portanto, confira abaixo algumas sugestões e dicas para esse dia tão importante:

Para o dia da prova:
Café da manhã completo:
- Vitaminas e minerais: frutas
- Fibras: porção de cereais
- Carboidratos: fatia de pão ou biscoito
- Proteínas: leite, iogurte ou queijo.
Almoço:
- Evite alimentos que não está acostumado a ingerir (não queira comer pela primeira vez um acarajé baiano na véspera da prova!);
- Evite refeições grandes e pesadas com alta concentração de proteínas como uma feijoada, bife à milanesa ou alimentos à base de creme de leite;
- Alimentos com alto teor de proteína e gordura devem ser evitados, pois levam maior tempo no processo de digestão, provocando sonolência.

É aconselhável levar algum alimento e líquido consigo no dia da prova. Mas não é qualquer alimento. Veja o que é mais indicado:

Prefira:
- Frutas, barras de cereais, água ou água-de-coco;
- Chocolate em pequena quantidade (diminui a ansiedade, fornece uma sensação de tranqüilidade, energia e disposição).

Evite: - Balas, salgadinhos e refrigerantes, pois aumentam o apetite e provocam perda de concentração.

Atitudes simples podem ser tomadas para mudar hábitos que só prejudicam a saúde e o desempenho de quem vai encarar uma maratona de estudos. Prepare-se bem para o vestibular e isso inclui também alimentar-se bem e, assim, estar um passo à frente de muita gente.

A Hora H




Enquanto uns se beneficiam com as férias, outros se descabelam por conta da chegada das provas do vestibular. Não tinha como ser diferente: o momento é de tensão mesmo. Você se preparou durante toda a sua vida escolar para essa hora, a hora de demonstrar seus conhecimentos sobre as áreas de biológicas, exatas e humanas. Agora que o ritmo está apertando ainda mais, veja algumas dicas de como se portar no dia da prova.

Primeiro: nada de ficar estudando até altas horas do dia anterior à prova. No máximo, uma recapitulada aqui, outra acolá... Sua mente deve estar descansada para poder encarar as 4, 5 ou 6 horas de prova do dia seguinte, resolvendo exercícios e criando textos.

Assim como já explicamos no site, a alimentação é super importante, tanto antes quanto na hora da prova. A sua disposição para realizar um exame extenso está bastante ligada àquilo que você comeu. Por exemplo, depois de comer uma baita feijoada não dá uma preguiça, parecendo que todas as suas forças se concentraram no estômago? Pois é. É verdade. O sangue circula mais ativamente nesta área e o cérebro fica em desvantagem. Essa é a razão pela qual é essencial escolher alimentos mais leves, como frutas, legumes e verduras, que alimentam e mantém o cérebro ativo.

Durante a realização das provas é normal comer um doce, mascar chicletes e chupar balas. Tudo bem, desde que também não seja em excesso. Já pensou uma dor de barriga no meio da prova? Vai ser difícil conseguir resolver todas as questões se você estiver pensando em qual será a próxima ida ao banheiro.

Por falar em banheiro, atente-se: não se levante da carteira por nenhuma razão enquanto estiver fazendo o exame. Se você precisar sair para tomar água ou ir ao banheiro, levante a mão e espere até o fiscal de sala se aproximar. Aguarde que ele autorize a sua ida, pois antes disso é preciso chamar um “fiscal de corredor”, que acompanhará você até o seu destino e depois de volta à sala.

Outra situação comum é os candidatos do vestibular acharem que não precisam ler o edital que rege o processo seletivo. Errado, muito errado. O edital é extremamente importante, tanto para o candidato quanto para a instituição. É lá que estão “as regras do jogo”, ou seja, o que pode e o que não pode fazer, o que pode ser levado no dia da prova, como proceder se houver discordância em relação ao gabarito e muitas, muitas outras informações. 

Um exemplo comum é os candidatos chegarem aos locais de prova portando lapiseira, sendo que em muitos vestibulares a instrução é para levarem um lápis preto. A maioria dos vestibulares também não permite a entrada dos candidatos portando qualquer tipo de aparelho eletrônico, principalmente o celular. O ideal é deixá-lo em casa e combinar uma outra maneira de ser apanhado pelo pai como, por exemplo, marcar um determinado local e hora para se encontrarem.

Aqui vai um depoimento: como fiscal de vestibular, já vi muita gente perdendo a prova por não conseguir acessar o local portando celular e não ter com quem deixá-lo. E outro fato ainda mais bizarro: um candidato que conseguiu entrar na sala portando o celular e esqueceu de desligá-lo. No meio da prova, o telefone tocou, o coordenador do vestibular foi chamado e ele, desclassificado do processo seletivo. Resumindo: “esqueça” o tal aparelho em casa!

Pra não ter perigo, o ideal é levar o básico: o documento original de identidade, o cartão de confirmação de inscrição, um lápis preto, uma borracha branca, um apontador simples, duas canetas de corpo transparente e tinta preta (no caso de uma delas falhar), um lanchinho pra enganar a fome durante a prova e uma garrafa d’água para não ter que sair da sala a toda hora. 

Fiquem atentos a todas as orientações dos fiscais e aos avisos normalmente fixados na parede: eles são importantes e devem ser seguidos. No mais, é com você. Tente relaxar, concentre-se e faça o seu melhor, sempre observando o tempo (o esquema é aquele: resolver as questões fáceis primeiro para depois encarar as mais difíceis). Depois é só conferir a lista de aprovados e correr para o abraço!

Olimpíada e copa do mundo.



Dentre as tarefas que lhe serão incumbidas no dia do exame, caro (a) vestibulando (a), há aquela que impreterivelmente acontecerá – a redação. Diante de tal fato, alguns questionamentos tendem a se manifestar, tais como: quais temas serão abordados? Qual a modalidade textual a ser requisitada? Haverá uma coletânea no sentido de fundamentar a argumentação necessária? Terei argumentos suficientes para explorar o assunto de forma precisa?
Como se pode notar, eis que estamos diante de um procedimento o qual exige de nós certa preparação. Preparação esta intrinsecamente relacionada a dois aspectos básicos: o conhecimento linguístico e o conhecimento de mundo. Em se tratando do primeiro, devemos levar em consideração que ao fazermos uso da língua com fins de comunicação, esta se encontra submetida a um conjunto de regras – fato que a faz pertencer à norma culta, à modalidade padrão, “concedida” de forma unânime a todo e qualquer usuário. Estamos falando, de forma indubitável, sobre os pressupostos preconizados pela gramática.
O outro aspecto, igualmente importante, diz respeito ao conhecimento indispensável a todos nós – o conhecimento acerca dos fatos que norteiam a sociedade da qual fazemos parte. Trocando por outras palavras, como vamos discutir um assunto sem conhecê-lo? Tal necessidade nos remete a outra questão: o fato de que, tradicionalmente, a modalidade exigida na maioria dos exames é a dissertação. Ela, por sua vez, permitirá que você se posicione frente a um determinado assunto, de forma a discuti-lo com compromisso e seriedade, e suas opiniões tender-se-ão a aceitá-lo ou refutá-lo. E se se trata de tal modalidade, os temas que provavelmente serão cobrados dizem respeito a fatos atuais, sobretudo polêmicos, uma vez que a intenção da banca organizadora é realmente checar se você se mostra como alguém informado e capaz de assumir um posicionamento crítico frente à realidade que o (a) cerca. 
Mas como agir assim, se muitas vezes não nos sentimos preparados para tal? Daí a importância de se adotar algumas atitudes imprescindíveis rumo a esse intento, tais como: desenvolver o hábito da leitura de jornais, revistas, artigos veiculados no meio eletrônico, redigir constantemente redações baseadas nessa modalidade, entregando-as a pessoas capacitadas para corrigi-las... enfim, estar em constante familiaridade com as ideias alheias, uma vez que elas representarão o sustentáculo mediante os propósitos a serem alcançados. 
E por se tratar dessa questão temática (dada a realidade de temas atuais), pensamos na possibilidade de dois marcantes acontecimentos: a Copa do Mundo e as Olimpíadas – eventos estes que ocorrerão em solo brasileiro. Dessa forma, ao elencar seus argumentos acerca de tais assuntos, é importante conhecer tanto os aspectos positivos quanto os negativos. Assim sendo, como você terá de assumir uma postura adequada, torna-se recomendável que não seja aquela na qual você se mostre “em cima do muro”. Contra ou a favor, mostre-se como uma pessoa firme e capaz de convencer seu interlocutor acerca de suas opiniões, fazendo-o acreditar que realmente suas ideias estão calcadas em fundamentos plausíveis.
Em meio a esse ínterim, torna-se relevante destacar que sua dissertação terá uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Assim, essa força argumentativa, esse poder de convencimento, se manifestará, sobretudo, no desenvolvimento, o qual permitirá que seus argumentos sejam revelados de forma mais detalhada. Lembra-se de quando falamos sobre a importância de fundamentos concretos? Sim, tudo que irá dizer precisa estar baseado em fontes seguras, concretas, reais. Para tanto, o emissor pode se valer de vários instrumentos que visem à persuasão, entre eles: dados ou fatos que podem ser comprovados, pronunciamentos de pessoas renomadas, comparações, analogias, raciocínios constituídos de causa e/ou consequência, verdades inquestionáveis, entre muitos outros. 
Partindo, pois, para os pontos negativos e positivos que você poderá abordar, eis que elencamos alguns deles, a começar pelos contras:
* O valor estimado, no que tange aos investimentos aplicados às Olimpíadas, será em torno de R$ 25,9 bilhões... valor este que poderia ser destinado ao suprimento de algumas necessidades básicas que o país atualmente necessita, tais como: saúde, educação, segurança, entre outras;
* Elementos que se referem à infraestrutura, como o é caso de aeroportos, transporte público, rodovias, entre outros, tendem a se manifestar como uma significativa problemática. A rede hoteleira... estará ela preparada para atender a todas as demandas?
* Ambos os eventos, os quais aumentarão o contingente turístico, não desencadearão o aumento da criminalidade? A segurança estará preparada, de modo a contornar possíveis contratempos? Enfim, ficam esses e mais alguns pontos, aqui não elencados, com fins de reflexão.
Quanto aos aspectos positivos:
* Geração de empregos;
* Ampliação da Receita;
* Aprimoramento cultural, dada a necessidade de se investir em cursos que capacitem a aquisição de outras línguas, além da materna.
* Mediante o crescimento originário desses investimentos de toda ordem, a divulgação do Brasil no exterior será fator inevitável.
Agora que estamos bem informados sobre os aspectos que tendem a incidir na produção textual, torna-se importante ressaltar as palavras ditas por outrem, as quais nos revelam que “os temas importam pouco; é a maneira por que são tratados que merece consideração”.   
Êxito é o que desejamos a você nesta empreitada!!!
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