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sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


FÍSICA


Este profissional entende e investiga desde os fenômenos das micropartículas até os efeitos que ocorrem no universo como um todo. Ao contrário do que muitos pensam, os físicos não atuam somente em salas de aula, apesar de a maior parte deles estar atuando no ensino e pesquisa.

O físico pode trabalhar em bolsas de valores, operando modelos matemáticos que prevejam o comportamento das ações, em operações de trânsito, na meteorologia, na biologia, na indústria eletrônica, na medicina – com o diagnóstico promovido com o estudo da imagem e do som – e, claro, em escolas e universidades.

A área financeira e industrial começa agora a despontar como uma opção rentável para os bons profissionais. Para trabalhar na área acadêmica é preciso fazer pós-graduação e no caso da licenciatura é necessário o estudo de disciplinas de pedagogia.

O curso dura quatro anos e tem disciplinas como matemática, cálculo, computação, eletricidade, mecânica, magnetismo, física nuclear, acústica e microeletrônica. O estudante ainda pode se especializar em algum campo da física durante o curso.



ARQUITETURA E URBANISMO

O profissional de arquitetura e urbanismo é apto a desenvolver os mais diferentes projetos arquitetônicos. Para fazer o curso a pessoa dever ter bastante criatividade, pois esta reina durante o curso e toda a sua carreira. Esse profissional, juntamente com o engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão-de-obra, em seu trabalho só ele orienta o crescimento de cidades e bairros, etc.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho de arquitetura e urbanismo vive numa gangorra, isto é, em altos e baixos. Isso se deve ao fato da construção civil ser afetada diretamente pela política de investimentos do governo em obras de infra-estrutura e habitação. Mas existem vagas no segmento de projetos urbanísticos e paisagísticos em grandes construtoras e incorporações.

O curso

A grade curricular de arquitetura e urbanismo apresenta tanto disciplinas ligadas às ciências exatas como também às ciências sociais. As matérias básicas são desenho de arquitetura, informática na arquitetura, matemática para arquitetura, física, linguagens visuais, sistemas estruturais, etc. Ao final do curso é obrigatório estágio e um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 5 anos.

Área de Especializações

Arquitetura de interiores, Comunicação visual, Paisagismo e ambiente, Edificação e construção, Luminotécnica, Restauro de edifícios, Urbanismo.



AGRONOMIA

Com a forte expansão da agropecuária no Brasil, tornou-se necessário um profissional especialista que conseguisse administrar esses negócios, assim criou-se o curso de agronegócios. Porém, de nada adianta administrar os negócios rurais com eficiência sendo que não existem métodos adequados de produção, os produtos não possuem qualidade, além do fato de ter uma plantação inteira perdida em virtude de uma praga, por exemplo.

O agrônomo é o profissional que estuda, analisa e acompanha os processos produtivos, desde quando se planta a semente até o cálculo dos estoques de produtos. Esse profissional estuda as melhores maneiras de se preparar o solo, de combater as doenças e pragas e de armazenar a produção.

O mercado de trabalho proporciona boas condições ao agrônomo, devido à forte expansão da agropecuária no país. Visto que a maior parte dos produtos agrícolas é destinada ao comércio exterior, a busca pela qualidade desses produtos se torna algo essencial, sendo justamente uma das tarefas do agrônomo. As principais oportunidades se encontram na região Centro-Oeste, principalmente devido ao grande cultivo da soja.

O curso de agronomia dura, em média, 5 anos. Nos primeiros anos são ministradas disciplinas como biologia e estatística. Já nos anos finais são estudadas matérias específicas como hidrologia, manejo de pastagem, etc.

O salário desse profissional é em média de R$4.500, uma das profissões mais bem pagas.


AGRONÉGOCIO

A partir da década de 60, os negócios rurais passaram a ser realizados por especialistas, deixando de ser feitos pelos próprios fazendeiros, visando assim, o aumento dos lucros. Na década de 70, começaram a ser criados grandes conglomerados agroindustriais, sendo que, atualmente o agronegócio é de fato, um dos maiores responsáveis por toda a riqueza gerada no Brasil, fazendo necessário o surgimento de profissionais preparados para administrar esses agronegócios.

O profissional administrador de um agronegócio é responsável por coordenar, planejar e organizar tudo que se refere aos negócios rurais, visando o desenvolvimento rural sustentável, e conseqüentemente, o lucro. Esse profissional estabelece os serviços necessários no processo produtivo, define o quadro de funcionários, calcula os custos e a produtividade, buscando sempre a eficiência e eficácia de seus negócios.

O mercado está bastante favorável ao agronegócio, uma vez que essa atividade se tornou a principal fonte de riqueza para o país. As exportações brasileiras são de caráter predominantemente agropecuário, portanto administrar essa fatia de oportunidades é uma tarefa bastante necessária.

O curso visa à formação de profissionais aptos para desempenhar atividades gerenciais e empreendedoras em qualquer tipo de organização agroindustrial. É necessário ao administrador de agronegócios, ter habilidades técnicas, espírito empreendedor, visão sistêmica e uma postura ética.

O salário médio inicial de um administrador de agronegócios é de R$ 1.700. O curso de agronegócios dura 4 anos.



ZOOTECNIA

Zootecnia é uma ciência com competências acadêmicas no campo do saber da produção animal, atua em: nutrição e alimentação animal, melhoramento genético animal, reprodução animal, planejamento agropecuário, anatomia e fisiologia animal, forragicultura e pastagem, criação animal (bovinocultura de corte e leite, avicultura de corte e postura, suinocultura, equideocultura, piscicultura, apicultura). 

Mercado de trabalho 

O profissional zootecnista tem a possibilidade de atuar em variados campos e setores, empresas que comercializam produtos agropecuários, industrias de processamento de ração e suplementos minerais para animais, julgamento e classificação de animais em exposições, assessoria técnica em fazendas, em empresas rurais, agroindústrias, consultoria agropecuárias. 

As principais áreas de oportunidades de trabalho estão nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que concentra um grande número de vagas, em São Paulo e Minas Gerais possui uma boa infra-estrutura rural com boas perspectivas, e no sul o profissional esta sendo requisitado para atuar em grandes frigoríficos. 

O Curso 

O inicio do curso limita-se primeiramente no estudo de mátrias básicas, química, biologia celular, fisiologia e anatomia animal e vegetal, mas a maior parte do curso passa-se no campo, ou seja, na pratica. 
A grade curricular inclui estudos de planejamento e legislação ambiental, administração e agronegócios, o curso tem duração média de 4 anos.



ODONTOLOGIA

É a ciência focada no tratamento e estudo da saúde bucal. O dentista é capacitado a cuidar da saúde dos dentes, além de promover a melhora estética do mesmo. O profissional da odontologia não só trata como também previne as doenças bucais, tornando a boca de seu paciente muito mais saudável. Para que o dentista exerça a profissão é necessário que o mesmo se registre no Conselho Regional de Odontologia.

Mercado de Trabalho

A oferta de vagas para o profissional da odontologia encontra-se meio estatizado na região sudeste, pois é grande o número de profissionais e pequeno o número de vagas. Em compensação na região norte, nortedeste e centro-oeste o mercado de trabalhado possui vagas ociosas. A maioria dos recém-formados prefere prestar concursos e começar a carreira na área do serviço público, clínicas odontológicas, em especial as populares. Porém há outra pequena parcela que opta por abrir seu próprio consultório, o que exige um grande investimento.

O Curso

As disciplinas básicas de odontologia são; histofisiologia odontológica, parasitologia humana, bioquímica básica, elementos de anatomia, elementos de histologia, diagnóstico oral, odontologia preventiva e social, sociologia da saúde, entre outras. O curso exige que o aluno pratique bastante, por isso inicialmente trabalham com bonecos e posteriormente com pacientes de verdade. Isso promove maior contato com a profissão, tornando-o mais capacitado.

Duração médica: 5 anos.

Área de Especialização

Dentística restauradora, Endodontia, Implantodontia, Estomatologia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese dentária, Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial.



NUTRIÇÃO

O curso de nutrição discorre acerca da integração entre o ser humano e o alimento com o intuito de preservar a saúde. É necessário que o nutricionista obtenha conhecimento a respeito das relações entre o alimento em sua natureza, formas de produção e transformação para a alimentação humana, como também o homem em seus aspectos biológico e social e sob quais condições históricas e culturais se dão essas relações.
Áreas de atuação
A atuação do nutricionista inclui três grandes áreas: nutrição em saúde pública, nutrição clínica e administração de unidades e serviços de alimentação.

Cabe ao nutricionista planejar, administrar e coordenar programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, Spas e asilos.

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho oferece as seguintes opções: cargos na área da saúde e educação, em instituições de abastecimento de alimentos, centros de saúde, na alimentação escolar. Trabalhar em clínicas, consultórios, ambulatórios, academias, hospitais, empresas, indústrias alimentícias, creches, laboratórios farmacêuticos que produzem produtos dietéticos.
O curso
O curso compõe-se de grande parte das disciplinas da área médica, fisiologia e anatomia. São mescladas aulas teóricas e práticas sobre a qualidade nutricional dos alimentos, a educação e a higiene alimentar. Técnicas de preparo e conservação fazem parte das aulas práticas. As disciplinas de patologia, farmacologia, dietoterapia, microbiologia dos alimentos e tecnologia dos alimentos completam a grade curricular. O curso tem duração de quatro anos.

MEDICINA VETERINÁRIA

O Brasil é o segundo maior produtor de insumos para saúde animal do mundo. Os rendimentos neste setor cresceram, desde 1998, cerca de 240% e o faturamento de 2008 deve alcançar os R$ 3 bilhões. Este fortalecimento é causado principalmente pelo aumento das exportações de produtos veterinários e também do mercado para pets e animais de companhia.

Com números tão bons, só se pode dizer o quanto o mercado está aquecido para os profissionais formados em Medicina Veterinária. O segmento mais rentável tem sido o de produção e controle sanitário de animais de grande porte, como bois e vacas. O país é exportador de carne bovina e precisa intensificar a qualidade de seus produtos para competir no mercado internacional.

Além disso, o veterinário é responsável também pela fabricação de produtos de origem animal, pela prestação de assistência clínica e cirúrgica de todo tipo de animal e pela alimentação e reprodução de rebanhos.

Outra área importante da profissão é a atuação na pesquisa de vacinas e medicamentos contra doenças animais, como a raiva ou a febre aftosa. Suinocultura e avicultura também são setores de franca expansão no Brasil.

O veterinário vê na faculdade matérias como histologia e embriologia veterinária, anatomia dos animais, estatística aplicada, parasitologia veterinária, fisiologia veterinária, microbiologia veterinária, genética, imunologia veterinária, farmacologia animal, patologia veterinária, epidemiologia, política agrícola, clínica médica, zootecnia, doenças infecciosas, técnicas operatórias, reprodução animal, apicultura e agroecologia.


MEDICINA

O médico é um dos mais importantes profissionais para a sociedade, já que seu trabalho está diretamente ligado a um fator essencial: saúde, o objeto de estudo da medicina. O médico tem a função de analisar e diagnosticar doenças, patologias e problemas de saúde, além de contribuir para a prevenção de tais males.

O bom médico sempre deve estar bem informado e atento aos novos avanços de sua área: novas drogas, equipamentos mais modernos, procedimentos médicos mais eficientes, etc. Os médicos atuam em hospitais, clínicas, postos de saúde e empresas, contudo a maioria atua em consultório próprio.

Embora seja amplamente valorizado pela sociedade, hoje em dia o estudante de medicina deve entrar no curso ciente de que o retorno financeiro desta profissão não é tão grande como a maioria das pessoas pensa. Atualmente, o estereótipo de ótimos salários  vem mudando aos poucos, visto que muitos médicos, principalmente os recém-formados, recebem salários apenas medianos.

O mercado de trabalho para esta profissão é estável, contudo algumas áreas têm crescido muito, oferecendo muitas novas oportunidades. Com o envelhecimento da população brasileira, áreas como geriatria e cardiologia estão em alta. Os melhores salários e oportunidades se encontram em regiões distantes dos grandes centros, já que estes se encontram bastante saturados.

No início do curso, o aluno aprende disciplinas básicas para a profissão, tais como fisiologia, patologia e anatomia. A partir do terceiro ano começam as disciplinas profissionalizantes e o atendimento prático. O curso de medicina dura em média 6 anos.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


FISIOTERAPIA

Fisioterapia é uma área de saúde dirigida às pessoas que portam perturbações ou ausência de movimentos, incapacitando o funcionamento de algum órgão. As ações deste profissional são de grande relevância na fase primária, secundária e terciária da saúde. 
O fisioterapeuta avalia e diagnostica as alterações cinético-funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano. Previne e trata disfunções originárias de acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Utiliza-se da massagem e da ginástica como métodos para restaurar e desenvolver a capacidade física. 
O fisioterapeuta pode atuar nas áreas de traumatologia e ortopedia; reumatologia; geriatria; cardiologia; neurologia adulto e pediatra; ginecologia; obstetrícia e urologia; área ambulatorial e hospitalar; disfunções crânio mandibulares; programa de saúde da família; postura; hidroterapia. 

O curso 
O curso tem duração de quatro anos e a base do currículo se compõe de disciplinas das ciências biológicas e da saúde, como biologia, anatomia, fisiologia, patologia, histologia e cinesiologia. Nos últimos períodos os alunos realizam atendimento supervisionado nas clínicas de fisioterapia da faculdade ou em hospitais conveniados. 

Mercado de Trabalho 
Apesar da estabilidade, o mercado de trabalho tem apresentado oportunidades na área de geriatria, onde são oferecidas vagas em clínicas especializadas e asilos. A área de uroginecologia também tem crescido. 

FARMÁCIA

Capacita o profissional a atuar nas áreas da saúde pública, dispensação farmacêutica, produção e controle de medicamentos e cosméticos, produção e controle de alimentos, análises clínicas e toxicológicas. O farmacêutico produz medicamentos, produtos de higiene pessoal, cosméticos e realiza testes com as substâncias e princípios ativos que entraram na composição do medicamento.

Mercado de Trabalho
A oferta de vagas para esse profissional são boas, as perspectivas são bastante animadoras para os próximos anos. Esse aquecimento no mercado de trabalho se deve ao fato dos farmacêuticos tornarem-se cada vez mais requisitados no combate a medicamentos falsificados, na análise da qualidade dos alimentos e medicamentos, etc. Há vagas para farmacêuticos em todo o território nacional.

O Curso
A grade curricular do curso de farmácia tem como matérias básicas a matemática, química, biologia, física, estatísticas, fisiologia humana, farmacotécnica, farmacodinâmica, higiene social, homeopatia, farmácia hospitalar, etc. Para conclusão é obrigatório que o aluno passe por um estágio.

Duração Média: 5 anos.

Área de Especialização
Biologia Molecular, Cosmetologia, Farmácia clínica, medicamentos, análises clínicas e toxicológicas.



ENFERMAGEM

A enfermagem é uma função vital na área médica, atuando como um elo entre os pacientes, os familiares e os médicos. O enfermeiro trabalha em todos os setores do hospital, desde a pediatria neonatal até a UTI, passando pela psiquiatria, maternidade e cardiologia.

Esse profissional é responsável pela qualidade de vida do paciente, além de coletar dados sobre o seu estado de saúde com o propósito de ajudar a estabelecer o diagnóstico. Ele também responde pela administração dos medicamentos, alimentação, higiene, aplicação de curativos e orientação do paciente.

Enfermeiros também podem atuar na área de saúde coletiva, promovendo campanhas de prevenção e tratamento correto de doenças, sobretudo aquelas organizadas pelo governo.

Por causa do excesso de profissionais nesta área, os enfermeiros precisaram encontrar setores alternativos. Hoje existem empresas de produtos hospitalares que contratam enfermeiros para apresentar as novidades para outros enfermeiros e dar-lhes treinamento.

Também há muitas vagas para instituições especializadas em 3ª idade, como clínicas, hospitais e casas de repouso. A especialização em Gerontologia é uma boa opção para enfermeiros em busca de uma melhor remuneração, principalmente se se dirigirem para o interior.

A grade curricular do curso de Enfermagem tem disciplinas como biologia, anatomia, histologia, microbiologia e imunologia, bioquímica, fisiologia, patologia, farmacologia, políticas de saúde, estatística, parasitologia, sociologia da saúde, antropologia da saúde, epidemiologia, nutrição, genética humana, biofísica,gerontologia, medicina legal. A duração do curso é de 5 anos.

EDUCAÇÃO FÍSICA


O profissional de educação física é responsável pela organização, execução e supervisão de atividades físicas para grupos ou pessoas. Poderá trabalhar inúmeras atividades físicas e esportivas com seus alunos. Além de trabalhar no tratamento de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, priorizando exercícios especiais. Pode trabalhar em escolas, academias de ginástica, clubes, ou como personal trainer. Se o profissional quiser lecionar é necessário um diploma de licenciatura.

Mercado de Trabalho

As perspectivas para o mercado de trabalho para o profissional de educação física são bem otimistas, pois prevêem um grande número de vagas ociosas para os próximos anos. Pois com tantas tecnologias, que provocam tanta comodidade, as pessoas se tornam cada vez mais sedentárias, isto é, pessoas que não fazem nenhum tipo de esforço físico. É daí que vem a importância do profissional de educação física, pois os exercícios físicos promovem bem estar e garante uma vida mais saudável. Com a prática esportiva cada vez mais valorizada no aspecto social, principalmente em campanhas onde falam que o esporte tira as crianças das ruas e da violência, o mercado de trabalho em escolas de ensino fundamental e médio se torna estável. As universidades também estão abrindo mais espaço para esses profissionais.

O Curso

A grade curricular do curso de educação física é voltada para matérias relacionadas às áreas biológicas como psicologia, fisiologia, anatomia, etc. Além disso, há matérias como estatísticas, noções de informática, língua portuguesa, inglês instrumental, entre outras. As instituições exigem monografia e estágio para a conclusão do curso.

Duração média: 4 anos

Obs: a duração mínima é de três anos, porém apenas para habilitação para magistério.

Área de Especialização:

Condicionamento Físico, Ensino, Grupos Especiais, Recreação.

ECOLOGIA

O Bacharel em Ecologia é capacitado a fazer diversas análises para diagnosticar o impacto causado na relação ‘homem x natureza’, procura formas de solucionar os problemas gerados por essa relação. Nos laboratórios irá fazer a análise do efeito dos produtos químicos sobre a fauna, flora e saúde humana. Dentro das secretarias municiais do Meio Ambiente, trabalhará em pesquisas sobre os possíveis impactos gerados, por exemplo, pela construção de um condomínio. Participa também do planejamento do crescimento do núcleo urbano. De um modo geral esse profissional tem a função de impedir o máximo os impactos ambientais gerados na natureza.

Mercado de Trabalho
O mercado para o profissional de Ecologia está em alta, às previsões são bastante otimistas para os próximos anos. Há uma demanda muito grande de vagas para esse profissional na área pública. Nas secretarias de Meio Ambientes estaduais e municipais, o profissional tem a função de calcular os impactos ambientais, atua na recuperação e manejo de ecossistemas, etc. No mercado privado é contratado para desenvolver formas das empresas trabalharem obedecendo às leis ambientais vigentes.

O Curso
O curso tem por matérias básicas, metodologia científica, anatomia humana, ecologia geral, química geral, física, sociologia, botânica, etc. Nas aulas em laboratórios os alunos são orientados a fazer análises químicas e biológicas, coletando dados sobre a natureza. O estágio e a monografia são obrigatórios para o término do curso.
Duração média: 4 anos.

Área de Especialização
Turismo Ecológico, Ecologia aquática, Consultoria, Ensino e pesquisa, Recuperação e manejo de ecossistemas.


CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

A função do biólogo é bastante abrangente, pode ser sintetizada em: estudar, analisar e classificar os seres vivos e suas características. Esse profissional é responsável por compreender a relação entre os seres vivos e o meio-ambiente, pesquisar a aplicação de organismos na indústria, na medicina e na fabricação de medicamentos, além de elaborar laudos sobre o impacto que obras e fábricas fazem no meio-ambiente. Além de poder dar aulas no ensino fundamental e médio, esse profissional também pode atuar na análise de DNA e no seu estudo.

O mercado de trabalho para o biólogo está melhor do que já esteve no passado, onde as principais oportunidades se encontravam no setor de ensino fundamental e médio. Hoje em dia, a busca por profissionais especializados em áreas como genética e biologia molecular tem crescido grandemente. Diversas clínicas e centros de pesquisa que focam a genética buscam esses profissionais.

O especialista em meio-ambiente pode encontrar boas chances em órgãos públicos, onde há necessidade de elaboração de relatórios de impacto ambiental e desenvolvimento de programas de educação ambiental.

O curso de ciências biológicas dura em média quatro anos. O aluno ao iniciar o curso, se depara com disciplinas da própria área, como botânica, zoologia, ecologia, etc., além de outras disciplinas como física, química e estatística. Boa parte do curso é destinada às atividades práticas de laboratório.



BIOMEDICINA

É a ciência que tem por base a pesquisa das doenças humanas, suas causas e como tratá-las. O profissional das ciências biomédicas busca, através de estudos, a identificação e a classificação de microrganismos causadores de enfermidades. Realiza exames e faz a interpretação dos resultados.

Mercado de Trabalho

Ocorreu certa saturação da ofertas de vagas para o biomédico, porém as expectativas são de que esse mercado se aqueça nos próximos anos, em especial nas áreas de análise forense e identificação de drogas em investigações policiais. A região mais propensa a absorver esse profissional é a região nordeste, interior de São Paulo. Esse profissional pode trabalhar em indústria química e biológica.

O Curso

O curso de ciências biomédicas tem como matérias básicas a fisiologia, anatomia, biofísica, informática e administração laboratorial, inglês, etc. Boa parte do curso é dedicada a ensinar o aluno a lidar com equipamentos, substâncias e compostos químicos. O aluno deve participar de todas as programações ligadas ao curso como, por exemplo, seminários, congressos. No último ano do curso, é necessário que o aluno opte por uma área especifica para fazer então o estágio e escrever uma monografia.

Duração média: 4 anos.

Área de Especificação

Análise clínicas, Citologia oncótica, Bioquímica, Biologia Molecular, Biotecnologia, Parasitologia, Patologia, Diagnóstico por imagem, etc.


INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Pernambuco: UFPE, ASCES

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


AQUECIMENTO GLOBAL

aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.
 

Consequências do Aquecimento Global
 As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.

No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.
 

Efeito de Estufa
O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas.
 

O Degelo provocado pelas Alterações Climáticas
  Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Conforme o documento, as nações desenvolvidas comprometem-se a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta tem que ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012. Porém, vários países não fizeram nenhum esforço para que a meta seja atingida, o principal é os Estados Unidos.

Atualmente os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul.

Por Wagner de Cerqueira e Franscisco
Graduado em Geografia


AS BACTÉRIAS.


As bactérias são organismos unicelulares com tamanho microscópico, medindo cerca de 0,2 a 1,5 μm de comprimento, sendo em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte.
Normalmente possuem uma rígida parede celular que envolve externamente a membrana plasmática, constituída por uma trama de peptídeos (proteínas) interligados a polissacarídeos (açúcares), formando um complexo denominado de pepdidoglicnas. Essa substância é responsável pela forma, proteção física e osmótica do organismo.
Algumas espécies de bactérias possuem uma cápsula uniforme, espessa e viscosa, atribuindo uma proteção extra contra a penetração de vírus (bacteriófagos), resistência à ofensiva dos glóbulos brancos (fagocitose), além de proporcionar adesão quando conjuntas em colônia.
Considerando o aspecto estrutural geral, uma bactéria é basicamente constituída por uma membrana plasmática. Podendo essa invaginar, formando uma dobra (mesossomo) concentrada em enzimas respiratórias.
Mergulhados no hialoplasma existem: um único filamento de DNA circular, contendo todas as informações (genes) necessárias ao funcionamento biológico bacteriano; vários ribossomos dispersos no hialoplasma; e grãos de glicogênio, utilizados como reservatório de nutrientes.
O material genético localiza-se normalmente em uma região chamada de nucleoide, havendo, em alguns casos, moléculas menores de DNA (os plasmídeos), contendo genes que desempenham funções diversas, por exemplo: resistência a antibióticos e ação tóxica injetada em bactérias competidoras, induzindo a degradação (morte).
As locomoções de muitas bactérias ocorrem por batimento flagelar, longos filamentos formados por fibrila, um arranjo estrutural diferenciado dos flagelos de eucariotos. Outros anexos como os pelos ou fimbrias também podem auxiliar no deslocamento, intercâmbio (conjugação) de material genético entre bactérias ou até mesmo facilitar a aderência e infecção a um hospedeiro.
De acordo com a forma e afinidade colonial das bactérias, elas podem ser classificadas em: cocos, bacilos, espirilo, vibriões, estafilococos, sarcina, estreptobacilos, diplococos ou estreptococos.




DENGUE

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo: a cada ano, cerca de 20 mil pessoas morrem em consequência dessa doença. No Brasil, ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea, portadora do vírus dessa doença.
Esse animal, de hábitos diurnos e crepusculares, possui tamanho pequeno, com cerca de meio centímetro de comprimento. Sua cor varia entre o café e o preto, apresentando faixas brancas nas patas e nas costas. Já o vírus, pertencente à Família Flavivirus, possui quatro subtipos: o DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Este último, desde 2010, passou a se manifestar também em nosso país.

Uma pessoa que teve dengue se torna imune ao sorotipo que provocou a doença, no entanto, existe o risco de se infectar novamente pelos outros três. Vale frisar que a transmissão só ocorre da forma que foi mencionada: não existe a possibilidade de uma pessoa portadora “passar dengue” para outro indivíduo.

A dengue pode apresentar quatro quadros distintos:
- Infecção inaparente: quando não há manifestação de sintomas. É o caso que ocorre mais frequentemente.
- Dengue clássica: apresenta sintomas semelhantes aos da gripe, como febre alta, dores, cansaço e indisposição, além de vômitos, dores nas articulações e atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.
- Dengue hemorrágica: mais comum em pessoas que já tiveram algum tipo de dengue, ela se manifesta inicialmente tal como a dengue clássica. Após o terceiro ou quarto dia, a febre diminui, podendo provocar uma queda súbita da pressão arterial, e logo em seguida o paciente apresenta sangramentos, principalmente das gengivas, nariz e intestino.
- Síndrome do choque da dengue: a pressão arterial cai subitamente ou, aos poucos, vai diminuindo a ponto de o indivíduo quase não apresentar pulso. Pode ocorrer perda de consciência e insuficiência renal, cardíaca, hepática e/ou respiratória.
Apresentando pelo menos dois ou três dos sintomas citados, é importante que a pessoa ingira bastante água e procure auxílio médico o mais rápido possível. Como não existe tratamento específico, os profissionais da saúde se focam no controle dos sintomas e prevenção do quadro hemorrágico e demais complicações. Pessoas com problemas crônicos devem receber atenção especial.
Confirmada a doença, é interessante que o paciente evite ser picado novamente, reduzindo a possibilidade de novos mosquitos e pessoas serem portadores do vírus da dengue. O uso de repelentes, mosquiteiros, telas e vaporizadores elétricos; pode ajudar nesse sentido.
Não existem vacinas que previnam essa doença. Por esse motivo, as ações de controle da dengue são feitas com base no controle do mosquito transmissor. A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), por exemplo, envia a todos os estados larvicidas e inseticidas capazes de destruir larvas e mosquitos adultos. Os inseticidas são lançados por meio das máquinas de nebulização; e os larvicidas, utilizados pelos agentes de saúde em residências e outros locais que podem acumular água parada. Como tais medidas podem provocar a resistência dos mosquitos aos produtos, é importante que essa não seja a única medida adotada.
Já que as fêmeas desovam em água limpa e parada, todos os locais possíveis de se acumular esse solvente devem ser eliminados ou protegidos, sendo necessário, portanto, o engajamento de toda a população. Vale lembrar que os ovos são muito resistentes, sendo necessário, dessa forma, além de eliminar a água, lavar os recipientes esvaziados.
 
Medidas a adotar:
- Tampar reservatórios de água, como cisternas, tanques e fossas;

- Armazenar garrafas com o bico voltado para baixo;

- Remover o lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta;

- Colocar larvicidas em recipientes, como pratinhos de plantas. A borra de café (duas colheres para cada copo de água) é bastante eficaz, sendo necessário repô-la a cada uma semana, após lavá-los com bucha;

- Abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita em sua rua;

- Nunca deixar de atender em sua casa o agente de saúde.
 
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
 No caso da dengue, remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin NÃO podem ser ingeridos, sob o risco de provocarem sangramentos.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental


NIELS BOHR

Niels Henrik David Böhr nasceu em Copenhague, Dinamarca, em 7 de outubro de 1885, e cursou a Universidade de Copenhague. No ano de 1911, ele viajou para Inglaterra a fim de desenvolver seu pós-doutorado, que foi uma tese sobre a teoria eletrônica dos metais. Depois foi trabalhar com J. J. Thomson, na Universidade de Cambridge, no Laboratório de Cavendish.
No ano seguinte, ele se mudou para Manchester a fim de fazer parte da equipe deErnest Rutherford, sendo, portanto, seu assistente. Conta-se que Rutherford o admirava muito, dizendo até mesmo que Böhr tinha sido a pessoa mais inteligente que ele havia conhecido. 
Esse gigante da ciência é mais conhecido por seu modelo atômico, que foi chamado de modelo atômico de Rutherford-Böhr, pois Böhr propôs um modelo atômico revolucionário que mantinha, porém, as principais características do modelo proposto anteriormente por Rutherford. Para saber mais detalhes sobre esses dois modelos, você poderá ler os textos “O átomo de Rutherford”  e “O átomo de Böhr”.
Mas, resumidamente, a sua teoria atômica baseou-se no princípio da quantização da energia proposto por Planck. Ele observou que elementos, se aquecidos, emitem energia em um conjunto de linhas distintas chamadas espectro de linha, e desenvolveu a ideia de que os elétrons só podem existir em órbitas limitadas a certas posições, com energias distintas. O elétron só passa de uma camada de energia para a outra quando ele absorve energia de uma fonte externa, em unidades discretas de energia, chamadas quanta. Dessa forma, ele salta para uma órbita mais externa na eletrosfera do átomo, e quando ele retorna para a órbita menos energética, ele perde, na forma de onda eletromagnética, a energia que absorveu antes. Essa onda eletromagnética é na região do visível; assim, ele explicou a luz emitida ao se aquecer diferentes materiais e o espectro eletromagnético do hidrogênio.
Böhr publicou a sua teoria atômica no ano de 1913. Um fator interessante é que ele até mesmo adiou a sua lua de mel para escrever esse trabalho; mas com certeza valeu a pena, pois este lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física em 1922,aos 37 anos de idade.
Böhr (à direita), sua esposa à sua frente e ao seu lado Ernest Rutherford (à esquerda)
Em 1912,Böhr se casou com Margrethe Nørlund e teve seis filhos. Parece que a genialidade se tornou coisa de família; mas, infelizmente, Böhr não viveu para ver seu filho Aage Niels Böhr ser agraciado com o Prêmio Nobel de Física em 1975.
Niels Böhr se tornou professor de Física teórica na Universidade de Manchester de 1914 a 1916, e, depois, de volta para Copenhague, se tornou, em 1920, diretor do Instituto de Física Teórica.
Além da estrutura complexa dos átomos, ele também estudou a natureza dos raios X, as variações periódicas das propriedades químicas dos elementos, a estrutura do núcleo atômico e a fissão nuclear.
Em 1940, as forças alemãs de Hitler ocuparam a Dinamarca, incluindo Copenhague, onde Böhr estava. Ele ficou exilado na Suécia, onde tomou várias iniciativas em favor de cientistas judeus perseguidos, medidas também contra a tirania de Hitler e ajudou muitos a realmente escaparem da morte. Todavia, ele se transferiu mais tarde para os Estados Unidos, onde se tornou consultor do laboratório de energia atômica de Los Alamos, onde vários cientistas canalizavam seus esforços na construção da bomba atômica. Este ficou sendo conhecido como Projeto Manhattan.
Abaixo, vemos uma figura de Böhr com Einstein, sendo que ambos defendiam o desenvolvimento da bomba apenas como meio de conter a expansão nazista. No entanto, Niels Böhr percebeu a gravidade da situação e o perigo dessa bomba para a humanidade. Assim, em 1944, ele abandonou o projeto e passou a defender a utilização da energia nuclear apenas para fins pacíficos. Ele até mesmo se dirigiu para os líderes de Churchill da Inglaterra, e Roosevelt, nos Estados Unidos, apelando para que não se levasse adiante esse projeto. Porém, seus esforços não adiantaram e em 6 de agosto de 1945, a primeira bomba atômica destruiu a cidade de Hiroshima, matando 66 mil pessoas e ferindo 69 mil.
Böhr e Einstein defendiam a utilização da energia nuclear apenas para fins pacíficos
Niels Böhr voltou, então, para a Dinamarca, trabalhando como presidente da Academia de Ciências de Copenhague até a data de sua morte, em novembro de 1962, aos 77 anos, vítima de trombose.
Até o fim de sua vida, Böhr continuou lutando contra o uso de armas nucleares e, por isso, no ano de 1957, ele recebeu o Prêmio Átomos pela Paz.

MARIE CURIE


Marie Skodowska Curie (1867-1934), polonesa que se tornou um dos nomes mais importantes da ciência juntamente com seu marido, o professor de física Pierre Curie.
Ela ganhou o prêmio Nobel em 1903, inclusive foi a primeira mulher a conseguir esta façanha. Esse mérito foi em virtude de seus estudos sobre radioatividade, em 1911 recebeu outro prêmio pela descoberta dos elementos Polônio e Rádio.

Marie Curie conseguiu se destacar como pesquisadora numa época em que as universidades eram de domínio masculino, foi a partir do seu trabalho que surgiu um enorme interesse pelos fenômenos radioativos e foi nessa época também que começaram a se desenvolver de fato.

O trabalho não foi fácil: o local de trabalho de Marie Curie era um laboratório improvisado em um galpão, cujo telhado tinha goteiras e o chão era terra pura, com instrumentos antigos, sem nenhuma sofisticação. Mas nem por isso as pesquisas desta cientista fracassaram, pelo contrário, levaram a identificação de três diferentes tipos de emissão radioativa - mais tarde chamados de alfa, beta e gama. Foi ela também que criou o termo radioatividade.

Marie Curie faleceu em 1934, depois de muitos problemas de saúde, provavelmente em razão da contínua exposição à radiação. Mas com certeza sua vida não foi em vão, graças a ela hoje a radioatividade é usada amplamente: uso na radioterapia, raios x, radiação de alimentos (para conservá-los), dentre muitas outras utilidades. Inclusive as doses de radiação utilizadas em tratamentos são chamadas de micro-curies.

O elemento de número atômico 96 da tabela periódica, de símbolo Cm, foi nomeado de Curio em homenagem a Marie e Pierre Curie. Essa brilhante cientista deixou uma frase: “Nada na vida é para ser temido. É tudo para ser somente entendido”.

LINUS PAULING

Linus Carl Pauling foi um ilustríssimo químico norte-americano. Nasceu em 1901 e faleceu em 1994, com 93 anos de muita dedicação à pesquisa. Pauling foi um dos mais reconhecidos cientistas do século XX, prova disso é que ele foi o único prestigiado com dois Prêmios Nobel não compartilhados. Um deles foi em 1954, em decorrência de um de seus trabalhos relacionados à Química (A natureza das ligações químicas - publicado em 1939). A segunda premiação foi em 1962, na qual Pauling recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelas suas intervenções contra testes nucleares, o uso de bombas atômicas como armas de guerra e a construção de usinas nucleares.
Pauling dedicou-se mais à química relacionada à Mecânica Quântica, mas teve importantes contribuições nos campos da Química Inorgânica, Química Orgânica, Metalurgia, Imunologia, Anestesiologia, Psicologia, Radioatividade e Biologia Molecular (determinação da estrutura de proteínas e cristais). É também considerado o pai da ligação química.

Uma de suas contribuições, o diagrama de Linus Pauling, é vastamente utilizado em livros didáticos. Por meio do diagrama é possível realizar a distribuição dos elétrons pelos subníveis da eletrosfera.

Os subníveis estão em ordem crescente de energia. O diagrama de Pauling é um ótimo auxiliar na distribuição dos elétrons pelos subníveis da eletrosfera.


LAVOISIER


Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em Paris, no dia 26 de agosto de 1743. Era filho de um rico advogado e logo ficou órfão por parte de mãe. Como sua família tinha boas condições financeiras, ele foi muito bem educado e logo cedo, com a idade de 22 anos de idade, ganhou uma medalha de ouro da Academia de Ciências por ter feito um projeto de iluminação para as ruas de Paris.
Com apenas 25 anos ele foi eleito membro da prestigiosa Academia Real de Ciências da França. Porém, com essa idade, ele também tomou uma decisão que, conforme será explicado mais tarde, lhe custou a vida; que foi ter se associado à Ferme Générale – uma sociedade privada que tinha o direito de cobrar impostos em nome da coroa francesa.
Os rendimentos que ele obteve ao comprar ações dessa instituição custearam grande parte das suas pesquisas. Lavoisier era um cuidadoso cientista que fazia observações detalhadas e planejava seus experimentos e por isso é considerado um dos fundadores da Química Moderna.
Laboratório químico de Lavoisier
Aos 29 anos de idade Lavoisier casou-se com Marie Anne Pierrette Paulze (1758-1836), filha de um dos sócios majoritários da Ferme Générale, que na época tinha apenas 13 anos de idade. Mas esse casamento foi muito vantajoso para Lavoisier, pois Marie Anne se tornou também sua parceira e assistente de pesquisas científicas. Ela traduzia os mais recentes artigos de Química do inglês para o francês, montava a aparelhagem de vários experimentos e muitas vezes anotava os resultados, além de provavelmente ter dado contribuições em discussões sobre química teórica. Desse modo, foi um casamento que realizou a ambos.
Lavoisier com sua esposa e assistente, Marie Anne
Em 1789, Lavoisier lançou o Tratado Elementar de Química, no qual apresentava uma nomenclatura moderna para os elementos químicos, pois até então se usava a linguagem obscura da alquimia. Outras descobertas de Lavoisier foram a relação do processo de respiração com a combustão, a sugestão do termo “oxigênio” para o gás que foi isolado na época por Priestley e, finalmente, a conhecida lei de conservação da matéria ou lei de conservação das massas, conhecida atualmente pelo seguinte enunciado:
Lei de conservação das massas de Lavoisier
Porém, na época, Lavoisier não enunciou essa lei com essas palavras, mas da seguinte forma:
Lei de conservação das massas enunciada por Lavoisier
Lavoisier teve um fim trágico. No mesmo ano de 1789, teve início também a Revolução Francesa e os membros da Ferme Générale foram colocados como inimigos do povo, foram acusados de peculato, que é um delito praticado por funcionários públicos que se apropriam de posses ou dinheiro público ou particular em proveito próprio ou alheio e usam as facilidades do cargo para obter esses bens ou ajudam alguém a obtê-los por meios ilícitos. E foram acusados também de não prestarem contas de suas atividades.
Lavoisier, por fazer parte dessa instituição, não foi poupado, pelo contrário, no dia 18 de maio de 1794, aos 51 anos de idade, ele foi morto em uma guilhotina. Sua esposa foi presa, mas quando foi libertada, publicou a obra Memórias de Químicacom o nome do marido e baseada nas anotações de trabalhos que ele realizou enquanto vivo.
A frase que o célebre matemático francês Joseph-Louis Lagrange disse quando soube de sua morte, resume bem esse acontecido e suas consequências:
“Só um minuto para cortarem aquela cabeça, e talvez cem anos não nos deem outra igual.”


JOHN DALTON

John Dalton nasceu em 6 de setembro de1766, na remota aldeia de Eaglesfield, na borda do Lake District, na Inglaterra. Seu pai era um tecelão de crença quaker (no Brasil, diz-se quacre), termo usado para identificar os membros da Sociedade dos Amigos, fundada na Inglaterra no século XII. Dalton estudou em uma escola da comunidade quacre até os 11 anos, e aos incríveis 12 anos de idade ele começou a lecionar Matemática nessa mesma instituição. Como seu salário era simbólico e ele vinha de uma família pobre, ele teve que também trabalhar no cultivo da horta de seu pai.
John Dalton foi um grande estudioso da constituição da matéria. Por exemplo, ele estudou diferentes reações químicas, medindo as massas dos reagentes antes e depois das reações. Assim, em 1808, depois de muitas pesquisas e experimentos científicos, Dalton publicou um livro com o tema Novo sistema filosófico da química, no qual apresentava a teoria de que a matéria é constituída de átomos, que eram, segundo ele, minúsculas partículas indivisíveis e indestrutíveis.
Além disso, ele dizia também que cada elemento químico era formado por átomos idênticos e únicos, que os átomos eram imutáveis, que os elementos químicos podiam se combinar para formar compostos diferentes e que as reações químicas eram rearranjos dos átomos em diferentes compostos, mas não mudavam o número total de átomos que tomavam parte na reação. Ele ainda criou uma notação nova para representar reações químicas que combinavam átomos diferentes, conforme mostrado na figura abaixo:
Notação usada por Dalton para representar vários atómos e moléculas em seu livro Novo sistema filosófico da química
O seu trabalho foi amplamente debatido pela comunidade científica e físicos famosos da época o criticaram. Mas a partir da segunda metade do século XIX, os químicos começaram a se convencer, pelas inúmeras evidências, de que tal modelo era bastante plausível. Assim, diferente de muitos cientistas que tiveram de esperar muitos anos para verem suas ideias aceitas, Dalton assistiu a comunidade científica abraçar suas teorias. Teorias essas que explicaram muitas leis que já tinham sido observadas (como, por exemplo, a lei das proporções constantes ou múltiplas de Proust).
Hoje sabemos que nem tudo proposto por Dalton era verdade, por exemplo: os átomos não são indivisíveis; mas sua ideia sensacional transformou nossa compreensão da matéria e suas premissas básicas continuam fundamentais para a nossa compreensão atual da Química e da Física.
John Dalton foi também o cientista que introduziu o conceito de massa atômica, descobriu uma importante lei da Física, que é a Lei das pressões parciais dos gases, atuou como meteorologista e manteve registros meteorológicos por quase 60 anos, tendo feito suas últimas anotações no dia de sua morte.
Outra faceta importante da vida de Dalton é que ele foi o primeiro cientista a descrever de maneira minuciosa e científica, em 1794, em seu livro Fatos extraordinários relativos à visão das cores, uma deficiência visual que ele mesmo portava, que ficou sendo conhecida como Daltonismo, em sua homenagem. Os portadores dessa doença não conseguem distinguir algumas cores, entre elas o vermelho e o verde.
Um teste básico para a pessoa saber se é daltônica é olhar as ilustrações abaixo. Se a pessoa conseguir distinguir os números que aparecem nas ilustrações, ela não é daltônica.
Teste de daltonismo
John Dalton faleceu em 1844, aos 78 anos de idade.
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