APRESENTADO SLIDE 1 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....

APRESENTADO SLIDE 2 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....

APRESENTADO SLIDE 3 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....

APRESENTADO SLIDE 4 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....

APRESENTADO SLIDE 5 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Inglês captura arraia gigante de água doce.


O inglês fisgou uma arraia gigante Foto: Reprodução
Extra Online

Quando o pescador Jeremy Wade decidiu ir atrás de um arraia gigante, sabia que a batalha seria dura. Ele levou quatro horas para fisgar um dos peixes de água doce mais perigosos do mundo, nas águas do Rio Paraná, perto de Buenos Aires, na Argentina.
“Meus braços e pernas estavam totalmente acabados, no final. Eu estava muito cansado”, disse Jeremy, que é apresentador do programa “Monstros do rio” e procura animais perigosos em rios de todo o mundo.
Com 127 kg, a arraia que ele pescou na Argentina é um dos maiores animais de água doce já encontrados. O veneno dela é capaz de matar uma pessoa.
Para conseguir capturar o animal, o pescador precisou sair do barco e arrastar a arraia para a areia. Por pouco, a vara de pesca de Jeremy não quebrou, com o peso dela.
A batalha durou quatro horas
A batalha durou quatro horas Foto: Reprodução

Links Patrocinados



Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/ingles-captura-arraia-gigante-de-agua-doce-3355898.html#ixzz1fEVjVQEJ

Técnica 'desvia' sangue para tratar aneurismas no cérebro.


Uma técnica cirúrgica usa uma malha pequena de metal para bloquear a entrada e saída de sangue de aneurismas no cérebro e ajuda no tratamento de um problema que traz hemorragias a 30 mil pessoas somente nos Estados Unidos, onde o uso do procedimento já é comum. No Brasil, a técnica chegou somente em setembro de 2011.
O aneurisma nada mais é do que uma bolha em um dos vasos que levam muito sangue ao cérebro.
"Imagine uma estrada com um buraco na pista. O aneurisma é mais ou menos aquilo, o sangue passa pela via e, de vez em quando, fica depositado dentro do buraco", explica o neurocirurgião Ricardo Hanel, da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, que já realizou 50 dessas operações e conversou com o G1sobre os prós e contra da técnica.
"A grande vantagem está na dispensa da cirurgia aberta para tratar esse problema", argumenta Hanel. "No caso brasileiro, o problema está no preço da operação, que é bem cara. Só aqui nos Estados Unidos são US$ 12 mil pela operação."
Enxaqueca ou aneurisma?
A dor de cabeça ligada a casos de aneurisma normalmente aparece de repente e é normalmente acompanhada por náuseas, enjoos e vômitos. "Ainda que seja parecida, a enxaqueca é diferente pois as pessoas que apresentam este problema têm uma história, sofrem com dores de cabeças várias vezes", diz Hanel.
Para aqueles que tenham enxaqueca, a dica do médico é ficar alerta para o caso de uma dor de cabeça diferente das demais. "Aí sim pode indicar a presença de um aneurisma, talvez seja interessante procurar um especialista", diz.
O acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, pode acontecer de duas formas: ou quando o aneurisma se rompe (hemorrágico) ou quando os vasos que irrigam o cérebro ficam estreitos ou até bloqueados por placas de gordura, deixando de levar oxigênio suficiente a um local (isquemia).
Aneurismas somam apenas 20% dos casos de AVC, mas podem ser muito mais nocivos ao cérebro, causando a morte da várias células nervosas. "A mortalidade para o rompimento de aneurisma é maior. Em geral, pode chegar até a 60%. No caso de morte por AVC isquêmico, essa taxa fica em torno de 40%", afirma o médico (veja o infográfico abaixo).
Por dentro, por fora
Hanel explica que existem duas técnicas mais comuns para tratar aneurismas. A primeira delas é uma cirurgia aberta, que busca "clipar" o aneurisma por fora.
A embolização é outro procedimento que busca isolar o aneurisma, dessa vez por dentro. Com a ajuda de um catéter e um fio guia inseridos na virilha do paciente, uma mola é levada até o local da lesão, formando uma espécie de "ninho" dentro do aneurisma. Com o tempo, a densidade no aneurisma aumenta até que somente aquela região sofre uma coagulação que fecha o local. "Novamente, no exemplo da estrada, é como se a gente tapasse o buraco", diz.
AVC 1 (Foto: Arte/G1)
Ambas as técnicas não são eficientes quando o aneurisma é maior que 2,5 cm. "Esses são difíceis de "clipar" (cirurgia aberta) pois a parede deles é muito espessa e, por dentro do vaso, o fluxo não consegue ser completamente desviado", explica o neurocirurgião.
Desviando o fluxo
Para tratar os aneurismas grandes e que ainda não tenham sido rompidos, médicos da Clínica Mayo desenvolveram para aprovação nos Estados Unidos uma técnica na qual um stent, parecido com os usados no coração, é implantado no vaso com aneurisma para reconstruir a parede do vaso e isolar o aneurisma.
Para colocar o stent - feito de cobalto, cromo e níquel -, um fio com um diâmetro de apenas 27 milésimos de polegada é inserido no corpo do paciente até o ponto onde ocorre a lesão no vaso cerebral. "Ao chegar na posição, a malha se abre, e toma a forma do vaso", explica Hanel. Segundo o médico, no Brasil, até agora, apenas 20 cirurgias desse tipo foram conduzidas.
Até agora 106 pacientes foram testados nos Estados Unidos pelos médicos da Clínica Mayo. Os testes foram mostrados ao órgão que controla medicamentos e alimentos no país (FDA) em março e renderam a aprovação da técnica em abril. No futuro, o procedimento deverá ser descrito em revistas médicas do ramo.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Grávida de oito meses, mulher entra em coma e acorda 52 dias depois.


Especialistas garantem que casos assim são muito raros

Rio - Uma parte importante da vida de Bianca Toledo, o nascimento e os primeiros dias de seu único filho, está perdida. A cantora gospel de 32 anos não acompanhou a chegada do bebê porque travava ela própria uma luta pela vida. Durante 52 dias, esteve internada em coma e em estado grave.

Seu enredo real parece a ficção retratada na novela da rede Globo, A Vida da Gente. E assim como a comunidade médica define o tema da trama global como uma raridade científica, ela também considera a recuperação de Bianca uma exceção aos casos que acontecem verdadeiramente nos hospitais.
Foto: Divulgação
Bianca e o filho passeiam na praia: depois da separação inicial, mãe e filho estreitam laços | Foto: Divulgação
Trabalho de parto 

Com 36 semanas de gravidez, Bianca sentiu fortes dores abdominais, pegou a mala da maternidade e correu para o hospital. Levou um susto quando os médicos informaram que ela não estava em trabalho de parto. Algo estava errado. A decisão pela cesárea foi feita às pressas, já que seu estado de saúde piorava rapidamente.

Ao entrar na sala de cirurgia a cantora já estava entubada e inconsciente, e entrou em choque assim que o bebê nasceu. Seu intestino havia rompido e o líquido fecal se espalhado pelo abdome, situação gravíssima e com baixos índices de recuperação. Seu estado de saúde era complexo.

“Todos os meus sistemas estavam falidos, meus rins pararam de funcionar e eu fazia hemodiálise diariamente”, relata. Bianca entrou em coma.

Para tentar salvá-la, foram 10 cirurgias de lavagem do abdome. Em paralelo, ela teve duas paradas cardíacas, uma delas com a duração de seis minutos. “Posso dizer que durante esse tempo eu morri. Mas resolvi voltar a viver”, acredita.

Quando parecia se recuperar, passou a ter problemas de coagulação e precisou, ao todo, de 300 transfusões de sangue. O marido, familiares e amigos fizeram uma campanha na internet para incentivar a doação. Aproveitaram também para pedir orações que pareciam, naquele momento, a única esperança. “Até os médicos duvidaram que eu sobreviveria”, conta.

O quadro já era delicado quando os médicos anunciaram que ela passaria por mais uma operação, desta vez no pulmão. Durante o procedimento, contraiu a superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), causadora de uma das mais resistentes e fatais infecções hospitalares.

Glasgow: 3 pontos

O coma é um estado de alteração do nível de consciência. O grau de interação com o ambiente e com si mesmo reduz de acordo com a gravidade do quadro. “A pessoa não responde aos estímulos externos. O córtex, região do cérebro que nos dá consciência e reage aos comandos, está inibido. A pessoa não consegue estabelecer conexão com o mundo”, explica Douglas Ferrari, presidente da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI).
Foto: Divulgação
Na pele, as marcas sutis dos 52 dias em coma | Foto: Divulgação
Atualmente, os médicos utilizam a chamada escala Glasgow, criada em 1974 por cientistas escoceses, para definir a gravidade do paciente. Casos muito graves correspondem a 3 pontos e o estado normal, a 15 pontos.

“O coma é uma agressão ao sistema nervoso central que faz com que as funções de manutenção de vigília diminuam”, explica o neurologista do Hospital São Luiz, Álvaro Pentagna.

As causas que levam alguém a esse estado são essenciais para a recuperação – ou não – da consciência.

“Se foi um trauma, um acidente, as chances são maiores no período de um ano. No entanto, em casos não-traumáticos, esse tempo gira em torno de três meses”, relata o médico.

Próximo ao fim desse período, no 52º dia de internação, em dezembro de 2010, cercada por aparelhos, Bianca acordou.

Aos poucos, abriu os olhos. Estava com os músculos comprometidos e não conseguia se mexer. Não podia falar, pois ainda estava entubada, oS rins não funcionavam sozinhos, o abdome precisava de atenção constante e ela havia perdido os cabelos por conta da grande quantidade de medicamentos.

“Estar lúcida sabendo que você pode estar morrendo é uma experiência inexplicável. O ambiente do Centro de Terapia Intensiva é paralelo, não dá para saber se é dia ou noite. Eu só conseguia abrir e fechar os olhos e nesse primeiro momento não havia ninguém comigo”, recorda.

“Quando recebia visitas, conseguia compreender as pessoas, mas não conseguia interagir. As pessoas conversavam comigo sem saber se eu estava ouvindo mesmo ou não, se estava entendendo ou não”, lembra.

A recuperação foi gradual. No início, Bianca conseguiu fazer-se entender apenas piscando os olhos. Depois passou a mexer sutilmente um dos dedos. Os familiares, muito atentos, foram os primeiros a notar o progresso.

O tempo de coma também é um fator decisivo para a saúde do paciente e sua recuperação. “Quanto mais a pessoa ficar nesse estado, maior a lesão no cérebro e menores são as chances de sair dele”, alerta Bernardo Liberato, neurologista do hospital Copa D´Or e membro da Academia Brasileira de Neurologia.

Casos como o retratado na novela “A Vida da Gente”, em que a protagonista Ana (Fernanda Vasconcelos) acorda depois de cinco anos em coma, são raríssimos na vida real.

Assista ao encontro de Bianca com seu filho

 

“No caso da personagem, ela acordaria com muitos problemas, não teria consciência plena. Dificilmente seria independente, exigiria ajuda para quase tudo”, pondera Liberato. Foi com ele que o ator Thiago Lacerda aprendeu o cotidiano dessa especialidade para poder interpretar Lúcio, o médico responsável pelos cuidados de Ana.

“Na novela, ela deve melhorar mais do que o mundo real permite”, avalia.

“A pessoa que entra em coma prolongado tem que reaprender a andar, falar, entre outras funções”, completa Pentagna.

Uma nova vida
Sair do estado de coma também não acontece de forma instantânea ou repentina. “Ninguém acorda do dia para a noite”, relata Ferrari. A pessoa esboça um pequeno sinal um dia, depois outro. A evolução pode levar semanas e não deve ser confundida com movimentos involuntários.

“Exames clínicos e de imagem poderão determinar a condição do paciente. O médico vai avaliar se há abertura ocular, resposta verbal, emissão de ruídos, resposta motora ou resposta a estímulo visual ou físico. O eletroencefalograma também ajuda nesse momento a verificar o funcionamento do cérebro”, relata Pentagna.

“Depois de um tempo, meus familiares pediram para que eu piscasse uma vez quando a resposta fosse 'sim' ou duas vezes quando quisesse expressar 'não'. Aos poucos, consegui mexer o dedo melhor e apontava as letras numa placa. Comecei a formar frases. Dizer o que eu achava importante foi realmente incrível”, relembra Bianca.

O organismo passou a responder significativamente bem e a fisioterapia diária trouxe mais mobilidade a braços e pernas. O primeiro passo foi respirar sozinha, em seguida, a traqueostomia foi retirada.

“Os médicos acreditavam que a minha voz nunca mais seria a mesma. Eu pensei que se havia vencido essa batalha, poderia vencer outra. Minha voz ficou diferente por causa da laringe, mas não abri mão da possibilidade de cantar e estou melhorando”, afirma. Quase recuperada e prestes a ir para casa, a insuficiência renal parecia ser a única sequela que ela carregaria. Um dia antes de ter alta, porém, os rins voltaram a funcionar. “Eu tinha muita fé de que isso ia acontecer”, diz.

No dia 18 de fevereiro, quase dois meses depois de acordar do coma, a cantora saiu do hospital lentamente, apoiada, pois ainda estava fraca e com grande comprometimento muscular. Mas finalmente parecia ter vencido a morte.

Lembranças de ontem e de hoje


Dos dias que ficou em coma, Bianca diz se lembrar de alguns momentos, que prefere chamar de sonhos. “Era como se vivenciasse tudo em outra dimensão. Lembro de ouvir música gospel, louvores, e que isso me trazia serenidade. Também recordo da visita de um parente, que me pediu perdão.”

Quando acordou, Bianca percebeu que um iPod tocava uma seleção de música desse estilo ao lado da cama e, ao reencontrar o familiar, disse-lhe que estava em paz por tê-lo perdoado.

Ele chorou muito e disse que havia feito o pedido em uma das visitas. É possível processar sentimentos mesmo estando inconsciente”, acredita. Para os médicos, essa ainda é uma área nebulosa e divergente, embora existam diversos relatos de pacientes que dizem interagir, ainda que minimamente, com o meio.

Entre todas as recordações e sentimentos ligados à experiência do coma, o mais emocionante foi o primeiro encontro de Bianca com o filho. Na época em que saiu do hospital, em fevereiro deste ano, seu bebê já estava com cinco meses.

“Foi estranho, mas maravilhoso. Ele já era um bebê grande. Olhou pra mim, bem para os meus olhos... e sorriu. Foi uma surpresa. Devagar, estamos fortalecendo nosso vínculo”, relata.

Agora, Bianca está lançando um livro sobre sua trajetória chamado “A História de um Milagre” (Editora Reino Editorial), que chega às lojas no dia 15 de dezembro.

“Eu preciso dizer que existe esperança, que é possível superar esse momento”, enfatiza.

"Mesmo que os médicos digam o contrário."


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

BULIMIA E ANOREXIA.



A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 1% da população do planeta sofra com os transtornos alimentares, sendo as mulheres 90% das vítimas. “Não é possível termos um número exato, uma vez que, infelizmente, muitas pessoas que sofrem com a doença não procuram ajuda médica”, explica Joana de Vilhena Novaes, psicanalista e especialista em distúrbios de beleza.

A bulimia pode acontecer em qualquer idade da vida adulta, enquanto a anorexia ocorre, principalmente, entre os 15 e 25 anos. Mas é entre as adolescentes que os transtornos fazem suas maiores vítimas. “Isso ocorre porque, durante essa fase, as garotas têm necessidade de aceitação em um grupo com o qual se identifiquem, e a opinião dos amigos se torna extremamente importante. Além disso, nessa época, os hormônios entram em ação, provocando grandes transformações no corpo”, conta a psicanalista. Porém, as dificuldades familiares, bem como os problemas de baixa autoestima e de distorção da própria imagem corporal – ou seja, ter uma imagem sobre o corpo diferente da real, enxergando-se com mais peso do que realmente tem –, também são fatores que influenciam o desenvolvimento dessas doenças. “Para piorar, a sociedade hoje supervaloriza o corpo magro, colocando-o como ideal máximo de beleza”, comenta Joana.

Essas doenças são preocupantes e, se não tratadas a tempo, podem trazer consequências graves ao organismo. Por isso, saber identificá-las é importantíssimo. “Familiares e amigos do paciente precisam reconhecer o transtorno para poder pedir ajuda profissional”, explica a psicanalista.

A anorexia

É caracterizada pelo medo de engordar, ainda que o paciente esteja muito abaixo do peso ideal. Em razão disso, a pessoa impõe a si mesma uma rígida dieta de restrição alimentar. Entre os sintomas, pode-se apontar, além do emagrecimento drástico, queda de cabelo e da temperatura do corpo, ressecamento das unhas, perda de tecidos ósseos e irregularidades cardíacas. Nas mulheres, a anorexia pode desencadear a interrupção do ciclo menstrual e a infertilidade. O anoréxico precisa de tratamento urgentemente, pois corre o risco de morrer devido à desnutrição.

A bulimia

Transtorno no qual o paciente ingere a comida, mas, logo em seguida, se sente culpado e apavorado com a possibilidade de engordar. A saída que encontra, então, é tomar laxantes ou provocar vômitos, para evitar o aumento do peso. Outros pacientes, no entanto, fazem exercícios físicos obsessivamente e passam por longos períodos de jejum.

Ao contrário dos anoréxicos, os bulímicos não são pessoas exageradamente magras, pois, em geral, têm o peso compatível com sua altura. Porém, o organismo do bulímico sofre com a falta de nutrientes, resultando em osteoporose, irregularidades cardíacas, queda de cabelo e da temperatura do corpo, além de dores abdominais e inflamações.


Procure ajuda

– A família deve observar se o adolescente – especialmente as meninas – disfarça o baixo peso usando roupas largas e se recusa a participar das refeições em casa.

– Busque ajuda profissional. O tratamento exige o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos e nutricionistas.

– Os familiares devem colaborar e apoiar o paciente nas dificuldades que ocorrerão durante todo o tratamento.

– Fuja dos padrões estéticos impostos pela sociedade. Valorize a beleza real e verdadeira e aprenda a admirar seu biótipo!

TPM - TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL


Introdução 
A tensão pré-menstrual, também conhecida como TPM, costuma atingir a grande maioria das mulheres em idade reprodutiva, especialmente aquelas que se encontram na faixa etária dos 20 aos 30 anos.
Sintomas 
Existem mais de 150 sintomas associados a esta síndrome, os mais conhecidos são: alterações comportamentais como ansiedade, aumento da irritabilidade, tensão, fadiga, depressão, alterações no apetite, etc. Ela também pode desencadear sintomas físicos como: retenção de líquido, dores musculares, dores de cabeça, sensibilidade nas mamas, entre muitos outros.

Algumas mulheres apresentam sintomas que variam de leves a moderados; contudo, há aquelas em que os sintomas se apresentam de forma tão intensa que acabam interferindo, inevitavelmente, em sua qualidade de vida. Algumas podem chegar até a ficar incapacitadas de realizar suas funções rotineiras neste período.

Tais sintomas costumam variar bastante de mulher para mulher. Além de suas diferentes manifestações entre as mulheres, a TPM pode se apresentar com sintomas diferenciados a cada novo ciclo da menstruação, o que geralmente dificulta seu diagnóstico.

Causas
A causa exata deste distúrbio ainda é desconhecida; contudo, já se sabe que nesta fase a mulher passa por desequilíbrios fisiológicos que podem afetá-la com maior ou menor intensidade.

Desequilíbrio hormonal, deficiência nutricional e a oscilação de alguns neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelos neurônios, as células do sistema nervoso, por meio das quais elas podem enviar informações a outras células), como a serotonina e a noradrelania, estão sendo estudados.

Sabe-se que mesmo as pacientes que passaram por histerectomia (remoção do útero), podem continuar a apresentar os sintomas da TPM; porém, tais sintomas desaparecem com a chegada da menopausa.

Como aliviar 
Embora não haja cura para esta síndrome, existem alguns cuidados paliativos que podem aliviar bastante os sintomas. Em alguns casos, a mudança dos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos ajudam a evitar a retenção de líquido e a aliviar o estresse.

Exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, aumentam a produção de endorfina (substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, proporcionando relaxamento, sedação natural e sensação de prazer).

Há casos em que será necessário recorrer a medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos. Nos casos mais severos, podem ser administrados hormônios que induzam a menopausa prematura. Nestes casos, a orientação médica é indispensável.

O que é 
Acne, popularmente conhecida como "espinha", é uma inflamação do folículo pilossebáceo. É através deste folículo que o sebo faz seu percurso das glândulas sebáceas (onde é produzido) até a pele.
Informações 
Ao contrário do que muitos acreditam, o sebo tem uma importante função: preservar a hidratação natural da pele (limitando a evaporação de água) e também controlar a flora bacteriana.

No caso de peles acnéicas, a produção deste sebo está acima do normal, e, como conseqüência deste excesso, ele perde sua função controladora da flora bacteriana e passa a servir de nutriente para as bactérias.

A partir daí, surgem estas indesejáveis erupções em nossa pele. Contudo, há diversos fatores que estimulam seu surgimento, tais como: predisposição genética, hiperqueratose do canal folicular (aumento da queratina produzida pelas células epiteliais foliculares), aumento da secreção sebácea, aumento da flora bacteriana e fatores individuais.

A acne vulgar (nome que recebe este tipo de erupção) costuma acometer 80% das pessoas na fase da puberdade e desaparecer na fase adulta. Durante sua manifestação, ela costuma oscilar entre períodos de exacerbação e calmaria.

Diversos fatores podem agravar este quadro inflamatório, dentre eles estão: distúrbios emocionais, distúrbios hormonais, falta de higiene, manipulação constante, etc.

Há um outro tipo de acne denominada “acne conglobata”, esta, atinge, na maioria das vezes, homens nas regiões de tronco, braço e nuca. Suas manifestações mais severas costumam englobar outras regiões como: axila, virilha e perianal.

Embora a acne vulgar seja a mais conhecida, há ainda outros tipos, como: acne do recém-nascido (ocorre através da passagem de hormônios da mãe para a criança), acne escoriada (autoprovocada), acne solar (causada pela exposição ao sol), acne medicamentosa (causada pelo uso de alguns tipos de medicamentos) e acne cosmética (causada pelo uso de cosméticos).

Pérolas mais antigas do ENEM


1) - Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio.
(Já imaginou?)
  
2) - A harpa é uma asa que toca.
(Imagine a definição para Trombone de Vara...)
  
3) - O vento é uma imensa quantidade de ar.
(Não tinha pensado nisso...)
4) - O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.
(Só faltou completar que esse movimento é um braço armado do MST!)
  
5) - Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor.
(Nada mais justo. Não dá para viver a eternidade desconfortavelmente...)
  
6) - Péricles foi o principal ditador da democracia grega.
(Isso. E Stalin foi o principal seguidor de Mahatma Ghandi... )
  
7) - O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.
(deve ter raciocinado com abundância e não com o cérebro...)
  
8) - O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água.
(Sim, por isto o Petróleo é preto. Está de luto...)
  
9) - A principal função da raiz é se enterrar.
(Profunda!!! )
  
10) - A igreja, ultimamente, vem perdendo muita clientela.
(Podemos concluir que a culpa é do Papa, que seria o VP de Marteking! E a Companhia de Jesus, seria a mais antiga das SA's)
  
11) - O sol nos dá luz, calor e turistas.
(Esse com certeza é cearense ou baiano. )
  
12) - As aves tem na boca um dente chamado bico.
(É para ficar de queixo caído! Ou melhor, de porta bicos caído...)
  
13) - A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário.
(Simples, não???)
  
14) - Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso.
(Assim, todo discurso de político é uma Lenda. )
  
15) - O nervo ótico transmite idéias luminosas ao cérebro.
(Se o cara é   vesgo, o nervo dele deve transmitir idéias tortas e sombreadas...)
  
16) - A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo.
(Se Marco Polo tivesse viajado para a África, teria sido a peste negra, então..)
  
17) - Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes.
(Impressionante!!!.)
  
18) - O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia.
(Ufa... que alívio! Já o cérebro?!)
  
19) - Quando um animal irracional não tem água para beber, só  sobrevive se for empalhado.
(Superou qualquer expectativa...)
  
20) - A insônia consiste em dormir ao contrário.
 (Perfeito. Morrer deve ser viver ao contrário...) 21) - A arquitetura gótica se notabilizou por fazer edifícios verticais.
(Melhor pular essa.... )
  
22) - A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos  escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do  país.
(É... E ainda faltam muitas para comentar.... )
  
23) - O Chile é um país muito alto e magro.
(Coitada da Espanha...)
  
24) - As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia.
(Essa deve ser a mais "marcante" de todas. )
  
25) - O batismo é uma espécie de detergente do pecado original.
(Já a confissão poderia ser o sabonete, para uso diário... )
  
26) - Na Grécia a democracia funcionava muito bem  porque os que não estavam  de acordo se envenenavam.
(Pensando bem, não é má idéia...)
  
27) - A prosopopéia é o começo de uma epopéia.
(E a centopéia???)
  
28) - Os crustáceos fora d'água respiram como podem.
(Coragem, faltam poucas.)
  
29) - As plantas se distinguem dos animais por só respirarem a noite.
(Que perspicácia! )
  
30) - Os hermafroditas humanos nascem unidos pelo corpo.
(Já pensou se a pergunta fosse "o que são xifópagos"???)
  
31) - As glândulas salivares só trabalham quando a gente tem vontade de cuspir.
(Bem, já chegamos até aqui.... )
  
32) - A fé é uma graça através da qual podemos ver o  que não vemos.
(CEGOS DESSE MUNDÃO... TENHAM FÉ!!!)
  
33) - Os estuários e os deltas foram os primitivos habitantes da Mesopotâmia.
(O que que é isso???!!!!!)
  
34) - O objetivo da Sociedade Anônima é ter muitas fábricas  desconhecidas.
(maravilhaaaa....)
  
35) - A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva.
(Faz sentido...)
  
36) - O Ateísmo é uma religião anônima.
(Não lhe perguntem sobre o Politeísmo, pelo amor de Deus!)
  
37) - A respiração anaeróbica é a respiração sem ar que não deve  passar de  três minutos.
(Ai, Jesus...)
  
38) - O calor é a quantidade de calorias armazenadas  numa unidade de  tempo.
(Fala sério... Não dá uma sensação de vazio, de impotência?...)
  
39) - Antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto.
(Graças a Deus, só falta uma..... )
  
40) - Caracter sexual secundário são as modificações morfológicas  sofridas por um indivíduo após manter relações sexuais.
(Imagina a aparência de uma prostituta depois de 15 a 20 anos de "Modificações morfológicas")

Pérolas do ENEM 2004


Pérolas do ENEM (nova safra 2004):Os comentários também são divertidos, pelo menos alguns...
1) - Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio.
(Já imaginou?)
  
2) - A harpa é uma asa que toca.
(Imagine a definição para Trombone de Vara...)
  
3) - O vento é uma imensa quantidade de ar.
(Não tinha pensado nisso...)
4) - O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.
(Só faltou completar que esse movimento é um braço armado do MST!)
  
5) - Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor.
(Nada mais justo. Não dá para viver a eternidade desconfortavelmente...)
  
6) - Péricles foi o principal ditador da democracia grega.
(Isso. E Stalin foi o principal seguidor de Mahatma Ghandi... )
  
7) - O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.
(deve ter raciocinado com abundância e não com o cérebro...)
  
8) - O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água.
(Sim, por isto o Petróleo é preto. Está de luto...)
  
9) - A principal função da raiz é se enterrar.
(Profunda!!! )
  
10) - A igreja, ultimamente, vem perdendo muita clientela.
(Podemos concluir que a culpa é do Papa, que seria o VP de Marteking! E a Companhia de Jesus, seria a mais antiga das SA's)
  
11) - O sol nos dá luz, calor e turistas.
(Esse com certeza é cearense ou baiano. )
  
12) - As aves tem na boca um dente chamado bico.
(É para ficar de queixo caído! Ou melhor, de porta bicos caído...)
  
13) - A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário.
(Simples, não???)
  
14) - Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso.
(Assim, todo discurso de político é uma Lenda. )
  
15) - O nervo ótico transmite idéias luminosas ao cérebro.
(Se o cara é   vesgo, o nervo dele deve transmitir idéias tortas e sombreadas...)
  
16) - A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo.
(Se Marco Polo tivesse viajado para a África, teria sido a peste negra, então..)
  
17) - Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes.
(Impressionante!!!.)
  
18) - O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia.
(Ufa... que alívio! Já o cérebro?!)
  
19) - Quando um animal irracional não tem água para beber, só  sobrevive se for empalhado.
(Superou qualquer expectativa...)
  
20) - A insônia consiste em dormir ao contrário.
 (Perfeito. Morrer deve ser viver ao contrário...) 21) - A arquitetura gótica se notabilizou por fazer edifícios verticais.
(Melhor pular essa.... )
  
22) - A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos  escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do  país.
(É... E ainda faltam muitas para comentar.... )
  
23) - O Chile é um país muito alto e magro.
(Coitada da Espanha...)
  
24) - As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia.
(Essa deve ser a mais "marcante" de todas. )
  
25) - O batismo é uma espécie de detergente do pecado original.
(Já a confissão poderia ser o sabonete, para uso diário... )
  
26) - Na Grécia a democracia funcionava muito bem  porque os que não estavam  de acordo se envenenavam.
(Pensando bem, não é má idéia...)
  
27) - A prosopopéia é o começo de uma epopéia.
(E a centopéia???)
  
28) - Os crustáceos fora d'água respiram como podem.
(Coragem, faltam poucas.)
  
29) - As plantas se distinguem dos animais por só respirarem a noite.
(Que perspicácia! )
  
30) - Os hermafroditas humanos nascem unidos pelo corpo.
(Já pensou se a pergunta fosse "o que são xifópagos"???)
  
31) - As glândulas salivares só trabalham quando a gente tem vontade de cuspir.
(Bem, já chegamos até aqui.... )
  
32) - A fé é uma graça através da qual podemos ver o  que não vemos.
(CEGOS DESSE MUNDÃO... TENHAM FÉ!!!)
  
33) - Os estuários e os deltas foram os primitivos habitantes da Mesopotâmia.
(O que que é isso???!!!!!)
  
34) - O objetivo da Sociedade Anônima é ter muitas fábricas  desconhecidas.
(maravilhaaaa....)
  
35) - A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva.
(Faz sentido...)
  
36) - O Ateísmo é uma religião anônima.
(Não lhe perguntem sobre o Politeísmo, pelo amor de Deus!)
  
37) - A respiração anaeróbica é a respiração sem ar que não deve  passar de  três minutos.
(Ai, Jesus...)
  
38) - O calor é a quantidade de calorias armazenadas  numa unidade de  tempo.
(Fala sério... Não dá uma sensação de vazio, de impotência?...)
  
39) - Antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto.
(Graças a Deus, só falta uma..... )
  
40) - Caracter sexual secundário são as modificações morfológicas  sofridas por um indivíduo após manter relações sexuais.
(Imagina a aparência de uma prostituta depois de 15 a 20 anos de "Modificações morfológicas")
←  Anterior Proxima  → Página inicial